Usuários das redes sociais convocam panelaço nesta sexta contra o governo
Demora para aprovação da vacina contra Covid-19 e colapso do sistema de saúde em Manaus levaram à campanha
atualizado
Compartilhar notícia
Usuários das redes sociais estão convocando a população para participar de um panelaço contra o governo, às 20h desta sexta-feira (16/1), por meio da hashtag #PanelacoDia15as20h.
Além da demora para a aprovação das vacinas contra a Covid-19 no Brasil, que já registra mais de 8 milhões de casos, o colapso na saúde de Manaus (AM) deviao ao aumento de casos da doença e a falta de cilindros de oxigênio para tratar pacientes provocou uma reação de manifestantes.
#PanelacoDia15as20h pic.twitter.com/hnyIOpd8oA
— Brazil Covidfest (@BCovidfest) January 15, 2021
Preparem as panelas! Hoje o barulho tem que ser ensurdecedor! #PanelacoDia15as20h #ImpeachmentBolsonaroUrgente #MaiaECumplice pic.twitter.com/aDGBakIzUv
— Tamir VACINA JÁ 💉 (@tamir_rimat) January 15, 2021
#PanelacoDia15as20h entao??
— indigrinada (@nevesdig) January 15, 2021
Coloquei até um vinho pra gelar pra ver o #PanelacoDia15as20h aqui no Morumbi (1 pessoa batendo panela)
— Sem gracinha (@chadeagua) January 15, 2021
Colapso em Manaus
A situação em Manaus é caótica. Profissionais de saúde do estado relatam que o estoque de oxigênio para pacientes com Covid-19 chegou ao fim em hospitais da região.
“Não tem oxigênio, é muita gente morrendo. Quem tiver disponibilidade de oxigênio, por favor, traga. Tem muita gente morrendo”, disse uma funcionária do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Policlínica Dr. José Lins, na capital amazonense.
Também há relatos de falta de oxigênio no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), ligado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em entrevista à Folha de S.Paulo, funcionários disseram que os pacientes estão recebendo oxigênio de forma manual.