metropoles.com

USP terá comissão para verificar autodeclaração no vestibular 2023

Universidade anunciou que também será obrigatório o comprovante de vacinação para efetuar matrícula de alunos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida mostra placa da Universidade de São Paulo, USP, em azul - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra placa da Universidade de São Paulo, USP, em azul - Metrópoles - Foto: Divulgação

São Paulo – A Universidade de São Paulo (USP) vai implementar uma comissão para a verificação da autodeclaração dos candidatos que concorrem às vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (PPI) a partir de 2023, antes da confirmação de matrícula. Além da comissão, a entidade também anunciou mudanças no vestibular em relação a classificação e obrigatoriedade do comprovante de vacinação, com todas as doses, para matricular candidatos.

Uma das novidades para o vestibular 2023 é a classificação dos candidatos, que independente da categoria (Ampla Concorrência, Escola Pública ou PPI), primeiro concorrerão na modalidade de Ampla Concorrência (AC), e serão classificados de acordo com a nota obtida na prova. Dessa forma primeiro serão preenchidas as vagas para Ampla Concorrência, depois Escola Pública e só depois PPI.

Ainda terão as vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Escola Pública (EP) para pessoas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras também poderão concorrer às vagas destinadas à Política de Ação Afirmativa Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Para as vagas de candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, a universidade anunciou que será implementada uma comissão para a verificação da autodeclaração do candiato, com o objetivo de identificar possíveis fraudes. Os critérios para a verificação deverão ser definidos pelo Conselho de Inclusão e Pertencimento da USP.

“Teremos uma comissão ampliada constituída por docentes, funcionários e também pela representação estudantil. Todos os candidatos da Fuvest são fotografados durante o exame e, para aqueles candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, haverá uma primeira etapa de análise dessas imagens e, se não houver unanimidade pelos membros da banca, haverá uma segunda etapa presencial”, afirmou Marcos Garcia Neira,  pró-reitor adjunto de Graduação.

As mudanças vão afetar as 8.230 oferecidas através do vestibular da Fuvest. Para as 2.917 vagas destinadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ainda não alterações, segundo a universidade. Todas as alterações foram aprovadas pelo Conselho de Graduação da universidade.

Calendário Fuvest 2023:
Período de inscrição: 15 de agosto e 23 de setembro
Prova da primeira fase: 4 de dezembro
Provas da segunda fase: 8 e 9 de janeiro
Divulgação da primeira lista de aprovados: 30 de janeiro

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?