metropoles.com

Urnas: Barroso diz que sistema é “infraudável” e “inhackeável”

Ministro do STF também defendeu nesta quarta-feira (25/9) o uso da inteligência artificial no Poder Judiciário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Luís Roberto Barroso
1 de 1 Luís Roberto Barroso - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira (25/9) que o sistema de votação brasileiro é “infraudável” e “inhackeável”. A declaração de Barroso foi feita durante uma palestra que tratava do uso da inteligência artificial (IA) no Poder Judiciário.

“Nenhum país do mundo tem 150 milhões de eleitores e divulga o resultado duas horas depois, só o Brasil. Sem nenhum risco de fraude, salvo a fraude de que há risco de fraude. Portanto, é um sistema inhackeável, de modo que ele é infraudável e inhackeável, para a gente usar os is no bom sentido, finalmente”, afirmou o ministro do STF.

Ao tratar da inteligência artificial, Barroso expôs que a aplicação desta tecnologia no Judiciário é uma questão de sobrevivência. O motivo, avalia o presidente do STF, é a grande quantidade de processos que corre na Justiça.

“A preocupação que temos de regular o uso da IA no sistema de Justiça se dá porque estamos utilizando a IA à frente de todos. Nenhum país do mundo está investindo tanto tempo e energia em construir ferramentas que permitam sua utilização pelo Poder Judiciário”, afirmou. O Brasil, conforme Barroso, possui 83,8 milhões de processos em tramitação.

O ministro ainda pontuou que o desenvolvimento e a aplicação da IA se compara a outros avanços em momentos históricos importantes. Ele relacionou a descoberta da eletricidade, a prescrição de antibióticos e o desenvolvimento das vacinas.

“Estamos vivendo ou prestes a viver um momento revolucionário”, resumiu Barroso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?