Universidade inglesa aponta Covid-19 fora de controle no Brasil desde abril
Pela 13ª semana consecutiva, índice de contágio fica acima de 1, o que significa crescimento de novos casos
atualizado
Compartilhar notícia
Levantamento da instituição britânica Imperial College de Londres, um dos mais robustos levantamentos semanais e comparativos entre os países, divulgado nesta quarta-feira (22/7), aponta como fora de controle a pandemia do coronavírus no Brasil. De acordo com o estudo, a taxa de contágio (Rt) é de 1,01.
Esta é a 13ª semana consecutiva em que este índice fica acima de 1, o que significa que a transmissão de novos de casos está crescendo fora de controle, apesar de ser inferior à taxa registrada na semana passada, de 1.03.
Os resultados desta semana indicam que, a cada 100 brasileiros infectados, 101 acabam contraindo o vírus.
A taxa de contágio brasileira empata com a do Equador e só não é pior que a da Argentina (1,3), da Colômbia (1,22) e do Peru (1,05).
O relatório semanal do Imperial College analisou 53 países onde há transmissão ativa do coronavírus. O estudo aponta que até o dia 19 de julho mais de 14 milhões de casos de Covid-19 foram registrados em todo o mundo, além de 597 mil óbitos.
No Brasil, a pandemia dá sinais de arrefecimento em diversos estados das regiões Norte, Nordeste e no Sudeste. No entanto, o crescimento de casos é vertiginoso em Minas Gerais e nas regiões Sul e Centro-Oeste.
De acordo com a última atualização feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil chegou, nesta quarta-feira, a 82.771 óbitos em decorrência do novo coronavírus. Apenas nas últimas 24 horas, foram registradas mais 1.284 mortes devido à doença. O país tem 2.227.514 casos diagnosticados da Covid-19, um aumento de 67.860 desde a atualização feita na terça (21/7) – esta é a maior alta desde o começo da pandemia.