metropoles.com

Universidade gaúcha promove palestra sobre “Importância da escravidão”

O evento da Uergs foi divulgado nas redes sociais e estava marcado para ocorrer na próxima terça-feira (30/5), às 19 horas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
palestra uergs
1 de 1 palestra uergs - Foto: Divulgação

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) causou revolta na web, nesta semana, após divulgar uma palestra nas redes sociais com o tema:  “A importância da escravidão na economia mundial”. O evento seria promovido pela graduação em Administração e estava marcado para ocorrer na próxima terça-feira (30/5), às 19 horas.

O título chamou a atenção dos internautas, que de acordo com eles, caracterizava o racismo com teor positivo ao momento histórico de violência racial vivenciado no Brasil por quase quatro séculos. A deputada federal Laura Sito (PT-RS), também se manifestou e no twitter denunciou a palestra como “absurda” e “uma vergonha para a comunidade acadêmica”.

“Essa atividade é uma vergonha para a comunidade acadêmica da nossa Uergs, uma universidade tão importante no nosso estado. Esse absurdo não pode acontecer”, disse a deputada.

Após a polêmica, a universidade excluiu a publicação das redes sociais e se desculpou por meio de uma nota de esclarecimento que classificava o título como equivocado e que não compactuava com nenhuma atitude racista

Ainda de acordo com a reitoria, a intenção da palestra era “demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade”.

Leia a nota na íntegra

Em razão da divulgação de uma palestra cujo tema faz menção à escravidão como sendo algo positivo, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) vem a público esclarecer que qualquer analogia à escravidão ou tema que fira os Direitos Humanos são contrários aos valores da Universidade.

Logo que a divulgação foi publicada, a Unidade Universitária proponente foi notificada e retirou os materiais do ar, informando que o título foi equivocado e que a intenção da palestra é “demonstrar os horrores e abusos da escravidão no mundo e o quanto essa ação nefasta fora utilizada na sociedade. O título realmente ficou inadequado e não demonstra o teor que será abordado. Assim estruturou-se um novo título: ‘A triste história da escravidão no mundo’”.

A Uergs não compactua com nenhuma atitude de cunho racista, preconceituoso e pede desculpas a todas as pessoas que tenham sido atingidas direta ou indiretamente. Não podemos esquecer a história, muito menos enaltecer algo tão prejudicial e que impacta toda a humanidade de forma tão negativa. Não podemos compactuar e não podemos tolerar.

Fernando Guaragna Martins, Reitor da Uergs

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?