metropoles.com

Unimed demite funcionário que utilizou falas racistas em debate no X

Por meio de nota, a Unimed alegou que “repudia qualquer atitude ou comportamento que demonstre preconceito”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
racismo
1 de 1 racismo - Foto: Reprodução

A Unimed-BH anunciou nesta segunda-feira (16/12), por meio de nota, a demissão de um colaborador administrativo após ele fazer um insulto racista em uma discussão no X (antigo Twitter).

O funcionário, identificado como Arthur Henrique, chamou um usuário da rede social de “orangotango tupiniquim” durante um debate sobre clubes de futebol, o que gerou ampla repercussão negativa na rede social.

O caso ocorreu após a vítima expressar sua opinião sobre um evento esportivo envolvendo o Santos Futebol Clube. Questionado por internautas, Arthur respondeu de forma debochada: “Faz eu perder meu emprego se você é bom mesmo, seu orangotango tupiniquim”. Em seguida, publicou outro comentário afirmando: “Começou a queima de Defesa! Sangrem!”.

O perfil de Arthur Henrique na rede social o descrevia como “mineiro, adepto ao futebol bonito e colaborador administrativo da Unimed-BH”. Durante uma discussão com um torcedor santista, ele utilizou a expressão racista, provocando indignação na vítima e nos internautas, que o acusaram de racismo.

Em nota, a Unimed-BH reforçou sua posição contra qualquer forma de preconceito: “A cooperativa repudia qualquer atitude ou comportamento que demonstre preconceito, seja de raça, gênero, orientação sexual, idade, classe social ou qualquer outra forma de discriminação”.

A empresa também destacou que possui um Código de Conduta amplamente divulgado e que seus colaboradores passam por treinamentos periódicos. “A cooperativa lamenta o ocorrido e informa que o colaborador não faz mais parte do seu quadro de profissionais”, concluiu o comunicado.

Veja a nota:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?