Único prefeito do PT em capital, Evandro Leitão toma posse em Fortaleza
Evandro Leitão precisou renunciar ao cargo de deputado estadual para assumir a prefeitura de Fortaleza. A posse é nesta quarta-feira (1º/1)
atualizado
Compartilhar notícia
Evandro Leitão (PT) tomou posse como prefeito de Fortaleza, Ceará, no começo da noite desta quarta-feira (1º/1), na Câmara Municipal de Fortaleza, após uma disputa acirrada com André Fernandes (PL), que registrou 49,62%. Leitão teve 50,38% dos votos válidos.
Leitão fez um discurso de posse em que prometeu diálogo com a Câmara, independentemente da filiação partidária e campo político dos vereadores. “Saiba que terão em mim um prefeito de portas abertas para um diálogo aberto”, garantiu.
Único prefeito eleito pelo PT entre as capitais, Leitão também usou o momento do discurso para elogiar Lula Inácio Lula da Silva (PT), a quem chamou de maior presidente da história do país.
Para assumir o mandato de prefeito, Leitão precisou renunciar ao cargo de deputado estadual e de presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) nessa terça-feira (31/12). Ele foi eleito deputado estadual, pela primeira vez, nas eleições de 2014 e estava atualmente em seu terceiro mandato.
A vice-prefeita Gabriela Aguiar (PSD) também foi empossada na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).
Disputa acirrada
A eleição da prefeitura de Fortaleza foi surpreendente por diversas formas. A começar pelo fato de José Sarto (PDT) ter se tornado o o primeiro prefeito de Fortaleza a tentar reeleição e não conseguir um segundo mandato, ficando em terceiro lugar no pleito.
Leitão foi eleito com 50,38% do eleitorado, somando 716.133 voto, André Fernandes (PL), que registrou 49,62% do eleitorado, somando 705.295 dos votos.
Esta foi a eleição mais apertada da história de Fortaleza desde 1988.