Único carioca na Stock Car, Cacá Bueno dá nome à pista em GP do Galeão
Piloto carioca participou do anúncio oficial da prova na temporada de 2022 e testou carro com o governador Cláudio Castro, no Palácio
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – O circuito para o Grande Prêmio do Rio da Stock Car 2022, o GP do Galeão, será batizado com o nome de Cacá Bueno. Pentacampeão mundial da categoria, o piloto é o único carioca em atividade na Stock e está confirmado para corrida que marcará o retorno da competição à cidade maravilhosa, em 10 de abril de 2022.
A pista será criada no Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido como Galeão, na Ilha do Governador. O autódromo terá em torno de 3.500 metros de extensão. A homenagem emocionou Cacá Bueno, que sempre lutou para que a Stock Car voltasse ao RJ.
“Fico emocionado e orgulhoso de ter um autódromo com o meu nome. É a minha cidade, aprendi andar de kart aqui, a competir aqui, ando por equipes do meu estado, moro aqui. Nunca desisti do Rio, que é a cidade do turismo, que todo o estrangeiro sonha conhecer”, diz o piloto.
Cacá já correu em pistas dentro de aeroportos, inclusive foi campeão na corrida do Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, na Alemanha, em 2020. A cidade do Rio já sediou 42 provas da categoria, desde seu surgimento, em 1979. Mas nunca em um aeroporto, fato que será o primeiro na história do Brasil.
“Venci três vezes a corrida por lá. Tomara que se essa vitória se repita aqui no Rio, em abril. Sou de um tempo que a Stock Car tinha metade das suas equipes do Rio. Hoje são apenas seis. Espero que isso ajude a trazer novas equipes e patrocinadores para cidade”, afirma.
Retomada da Stock Car
Após 10 anos, o Rio de Janeiro voltará a ter uma etapa da Stock Car. A última prova da Stock Car no Rio de Janeiro foi realizada no dia 15 de julho de 2012, no extinto Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá.
No anúncio oficial do evento, o governador Cláudio Castro que a retomada acontece após um período de grandes perdas para o Estado do Rio.
“O Rio viveu um tempo de perdas. Estamos na retomada de empregos, das empresas que estão chegando aqui. Estamos retomando a credibilidade. Aqui tem um apelo emocional. Não tenho dúvida de que o Rio precisa da Stock Car e a Stock Car precisa do Rio”, diz.
O governador ainda afirmou que já há uma negociação para prova ser mantida na temporada de 2023, mas que o objetivo é que permaneça para sempre no calendário da categoria.
“Hoje é um namoro, mas em breve vai virar um casamento indissolúvel. Vimos que esse processo foi duro e a retomada é mais difícil do que a ter um evento pela primeira vez”, afirma.
O GP do Galeão marcará as comemorações dos 70 anos do RIOGaleão, inaugurado em 1º de fevereiro de 1952.
“Há um sentimento de grande orgulho pela façanha que estamos construindo para o ano que vem. Certamente os fãs sentirão o mesmo. Será um momento histórico”, destaca Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.