metropoles.com

União reconhece emergência no Rio após chuvas e envia ministro

Região metropolitana do Rio ainda avalia efeitos dos temporais que deixaram 12 mortos e rastro de destruição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução redes sociais
Imagem colorida e aérea de Belfort Roxo, no Rio de Janeiro, após fortes chuvas no RJ
1 de 1 Imagem colorida e aérea de Belfort Roxo, no Rio de Janeiro, após fortes chuvas no RJ - Foto: Reprodução redes sociais

O governo federal reconheceu, nesta segunda-feira (15/1), situação de emergência na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em função dos temporais que atingiram a região metropolitana da capital fluminense no último fim de semana. Doze pessoas morreram por conta das fortes chuvas.

Com o decreto, a ajuda do governo federal poderá ser viabilizada. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), decretou situação de emergência no município nesse domingo (14/1).

O texto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais necessários para atuar no socorro e na minimização do efeito das chuvas. Além disso, a medida dispensa licitação para contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta à situação de emergência.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, vai sobrevoar as regiões afetadas e realizar visitas técnicas na terça-feira (16/1), a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pasta ainda não estabeleceu o horário da viagem, segundo informado ao Metrópoles.

Além das mortes, a chuva provocou prejuízos materiais para moradores, causou a interdição de vias expressas importantes – como a Avenida Brasil e a Rodovia Washington Luís (BR-040, que dá acesso à serra) – e o fechamento de estações de metrô e trem.

A corporação atendeu a mais de 200 ocorrências relacionadas às chuvas, entre o último sábado (13/1) e esse domingo (14/1), em todo o território fluminense, relacionadas a resgate de pessoas, inundações, alagamentos, cortes de árvores, desabamentos e deslizamentos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?