metropoles.com

União não melhora proposta de reajuste a servidores, que reclamam

Servidores federais tiveram nova reunião com o governo nesta quinta, mas proposta ainda corresponde a 1% de reajuste salarial em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Mulheres de costas andando na rua
1 de 1 Mulheres de costas andando na rua - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Em nova rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente, realizada na tarde desta quinta-feira (16/11), o secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo, disse que o governo “ainda não tem uma proposta de recomposição salarial consolidada” para os servidores federais.

Segue na mesa a proposta de reajuste de 1% aos servidores públicos do Executivo federal em 2024. O percentual vem de uma reserva de R$ 1,5 bilhão na peça orçamentária do ano que vem e foi apresentado aos servidores ainda em agosto.

Na ocasião, o secretário havia dito que o governo iria trabalhar para ampliar os recursos disponíveis, o que dependeria de um aumento da arrecadação federal. No entanto, no segundo semestre do ano, a arrecadação federal tem frustrado expectativas.

A falta de nova proposta desagrada o funcionalismo, que ansiava por um reajuste mais robusto por parte do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O presidente do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, disse que “a paciência dos servidores está esgotando” e que é “inadmissível” chegar ao final de 2023 sem uma proposta “razoável”.

2 imagens
1 de 2

Reunião do governo com os servidores, nesta quinta-feira (16/11)

Fonacate
2 de 2

A Mesa de Negociação Permanente, instalada pela primeira vez em 2003, reúne representantes do governo e das entidades sindicais. Ela foi reativada em fevereiro deste ano. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos centraliza as discussões.

Em abril deste ano, o Congresso autorizou recursos adicionais no Orçamento de 2023 para reajuste de servidores do Executivo, que ocorre a partir de 1º de maio e foi fixado em 9%.

Lula sanciona reajuste de 9% para servidores federais

Logo após a reunião da Mesa, o governo federal prometeu apresentar a proposta com o reajuste aos servidores até 15 de dezembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?