metropoles.com

Unesco reconhece Paraty e Ilha Grande (RJ) como patrimônio mundial

Um década depois de ser recusados, em 2009, os municípios se unem a outros 21 locais reconhecidos no Brasil com a honraria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
paraty 2
1 de 1 paraty 2 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Brasil tem agora 22 títulos de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Nesta sexta-feira (05/07/2019), os municípios fluminenses de Paraty e Ilha Grande receberam a honraria.

Um década depois de serem recusados, em 2009, os municípios se unem a Ouro Preto (MG), Olinda (PE), São Luís (MA), Cidade de Goiás (GO) e Salvador (BA), ao Plano Piloto de Brasília, Pantanal, às ilhas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas, ao Parque Nacional do Iguaçu (PR), às Paisagens Cariocas (RJ) e ao Cais do Valongo (RJ), que também detêm o título.

A escolha ocorreu durante a 43ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial em Baku, no Azerbaijão. O principal argumento para levar a honraria foi incrementar a defesa dos municípios ressaltando a biodiversidade existente no local.

“Existe ali um sistema cultural com uma diversidade de sítios arqueológicos e históricos, como sambaquis, antigas fazendas, fortificações, o Caminho do Ouro. As manifestações culturais e o núcleo urbano de Paraty, onde residem comunidades tradicionais e seus modos de vida, são a marca da cultura viva desse sítio misto”, defende o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Atualmente, há 14 sítios inscritos como Patrimônio Mundial Cultural e sete bens do Patrimônio Mundial Natural, no Brasil. Paraty e Ilha Grande concorreram com 28 pedidos de reconhecimento.

O título conquistado pelos municípios fluminenses é inédito no Brasil. Paraty e Ilha Grande se tornaram o primeiro sítio misto brasileiro, o outro candidato é a região do Lago de Ocrida, na Albânia-Macedônia. De 1.092 bens inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, apenas 38 são mistos — quando dois locais são reconhecidos ao mesmo tempo.

O sítio misto abrange um território de quase 149 mil hectares, em que o centro histórico se cerca de quatro áreas de conservação ambiental. Ali, estão o Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Ilha Grande, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu.
“O núcleo histórico colonial de Paraty, seu traçado urbano preservado e o Morro da Vila Velha estão situados na orla da planície costeira, envolvido por um relevo de grandes altitudes, que emoldura a paisagem urbana”, explica o Iphan.
Cerca de 85% da cobertura vegetal nativa permanecem bem conservada e a área do sítio misto forma o segundo maior remanescente florestal do bioma Mata Atlântica. “O território compreende a relação ancestral do homem com a natureza, cujos primeiros registros datam de 4 mil anos”, conclui o Iphan.
A cada ano, um bem brasileiro é submetido à avaliação do Comitê do Patrimônio Mundial. Em 2020, será o Sítio Roberto Burle Marx, no Rio de Janeiro. Em 2021, será a vez dos Lençóis Maranhenses (MA).
Paraty e Ilha Grande em números
• Área total 148.831 ha
• Área de entorno 407.752 ha
• Centro histórico de Paraty (46 ha) e Morro da Vila Velha (13 ha)
• Altitude máxima: 2.088 metros, no Pico do Tira Chapéu na Serra da Bocaina
• Área de entorno: 187 ilhas, muitas cobertas de vegetação primária, e rica diversidade marinha
• 4 unidades de conservação: Parque Nacional da Serra da Bocaina, Parque Estadual da Ilha Grande, Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e Área de Proteção Ambiental de Cairuçu
• 6 municípios: Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ), Ubatuba (SP), Cunha (SP), São José do Barreiro (SP), Areais (SP)
• Centro Histórico de Paraty: tombamento do pelo Iphan em 1958 (61 anos), fundação em 28 de fevereiro de 1667 (352 anos)
Fonte: Iphan

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?