metropoles.com

Unesco declara Lençóis Maranhenses como Patrimônio da Humanidade

Parque, localizado a 250 km de São Luís (MA), é o maior campo de dunas da América do Sul, com 155 mil hectares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Elzauer/Getty Images
Foto colorida de menino subindo duna com água azul-turquesa - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de menino subindo duna com água azul-turquesa - Metrópoles - Foto: Elzauer/Getty Images

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses agora é Patrimônio Natural da Humanidade. A decisão foi anunciada, nesta sexta-feira (26/7), durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O encontro ocorre até o fim do mês em Nova Délhi, na Índia.

O parque, localizado a cerca de 250 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão, foi criado há mais de 40 anos. Ele é o maior campo de dunas da América do Sul, com 155 mil hectares. Ou seja, maior do que a cidade de São Paulo.

O local também é famoso pelas lagoas cristalinas que se formam entre as dunas brancas no período de chuvas. Atualmente, a gestão é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Conquista

Por meio das redes sociais, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), comemorou a notícia. Segundo ele, a decisão da Unesco foi uma grande conquista para o estado.

“Sem dúvida, este reconhecimento fortalecerá o turismo e a preservação deste tesouro natural maranhense. Agradeço aos membros do Comitê do Patrimônio pela aprovação”, celebrou Brandão no X.

Critérios

Entre os requisitos atendidos pelo parque para obter o título figuram a beleza natural, os geológicos significativos e os habitats para a conservação da biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas. O dossiê de candidatura dos Lençóis Maranhenses foi encaminhado em 2018.

O Brasil tem sete sítios declarados Patrimônio Natural Mundial: o Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu; as reservas de Mata Atlântica, em São Paulo e Paraná; a Costa do Descobrimento, na Bahia e no Espírito Santo; as áreas protegidas da Amazônia Central e do Pantanal; a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás; além do arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas.

O título conferido ao Parque dos Lençóis Maranhenses é o oitavo da lista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?