Um quinto dos domicílios brasileiros usa carvão e lenha na cozinha
Pesquisa do IBGE mostra que 14 milhões de família não utilizam gás para preparar alimentos
atualizado
Compartilhar notícia
Uma em cada cinco residências no Brasil usa carvão ou lenha para cozinhar. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (22/05/2019), 14 milhões de lares não utilizam gás no preparo de alimentos. No Distrito Federal, o número é um pouco menor e representa 14,4% das unidades habitacionais: 146 mil.
Os dados apontam para um aumento, de 2016 para 2018, de quase 27,8% do número de domicílios brasileiros que usam lenha ou carvão para cozinhar. O estado do Pará é a unidade da federação com o maior índice percentual. Ao todo, são 57,5% dos lares, ou seja, 1.410.000.
Uma das explicações para o aumento de domicílios que usam lenha ou carvão pode ser o crescimento do desemprego, somado ao incremento do preço do gás de cozinha. No último dia 5, a Petrobras elevou em 3,4% o preço do insumo – e o valor médio nacional cobrado nas refinarias é de R$ 26,20 para um botijão de 13 quilos.
A pesquisa traz informações gerais sobre as características dos domicílios brasileiros. De acordo com o Pnad, 85% dos lares têm acesso à rede geral de distribuição de água e quase a totalidade, 99,5%, à energia elétrica.
Já em relação ao tratamento de esgoto, esse número cai para 66,3% das residências do país.