metropoles.com

Um em cada mil brasileiros vive em situação de rua, diz ministério

Pesquisa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania traça perfil da população em situação de rua

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/ Metrópoles
Tradicional bairro de classe média alta, Mooca teve um aumento expressivo de pessoas de situação de rua nos últimos dois anos
1 de 1 Tradicional bairro de classe média alta, Mooca teve um aumento expressivo de pessoas de situação de rua nos últimos dois anos - Foto: Fábio Vieira/ Metrópoles

Levantamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, divulgado nesta quinta-feira (14/9), mostra que um em cada mil brasileiros vive em situação de rua no Brasil.

Os dados fazem parte do relatório “População em situação de rua: diagnóstico com base nos dados e informações disponíveis em registro administrativo e sistemas do Governo Federal”. A pesquisa apresentou uma análise da população em situação de rua com base no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica.

Em 2022, havia 236.400 pessoas em situação de rua inscritas no CadÚnico. A Região Sudeste concentrava a maior porcentagem, com 62%. O estado de São Paulo registrou a maior população sem moradia, com 95.195 nessa situação.

O levantamento mostra que, até dezembro do ano passado, 3.354 dos municípios brasileiros, ou seja 64% do total de cidades do Brasil, tinham ao menos uma pessoa em situação de rua.

O perfil majoritário da população de rua é de homens adultos. Do total de pessoas em situação de rua, 55% são pardos e 14% negros.

“A perda de moradia precisa ser enfrentada com uma política habitacional robusta e equitativa. A existência de locais para dormir, como albergues, abrigos e casas de passagem, influencia tanto no local de pernoite quanto no acesso a outros serviços e políticas públicas, quando estruturado de forma integrada e intersetorial”, indica trecho do documento lançado nesta quinta.

O estudo mostra, ainda, que 90% da população de rua sabem ler e escrever e 68% já tiveram emprego com carteira assinada.

Os principais motivos apontados para a situação de rua foram problemas familiares (44%), seguidos de desemprego (39%), alcoolismo e/ou uso de drogas (29%) e perda de moradia (23%).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?