metropoles.com

Um ano depois, Câmara expõe cacos do que foi destruído em 8/1. Vídeo

Mostra na Câmara dos Deputados conta com objetos e obras de artes destruídas pelos manifestantes nos atos antidemocráticos de 8/1

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Claudia Guimarães/Câmara dos Deputados
camara dos deputados exposição 8 de janeiro
1 de 1 camara dos deputados exposição 8 de janeiro - Foto: Claudia Guimarães/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados inaugurou, nesta segunda-feira (8/1), a exposição 8 de Janeiro. A mostra expõe fotos inéditas da destruição no prédio do Congresso Nacional durante os ataques golpistas de 2023 e também conta com objetos e obras de artes destruídas pelos invasores.

A exposição foi inaugurada em meio a uma série de atos alusivos ao 8 de janeiro de 2023. De acordo com a Câmara, a mostra ficará aberta ao público até 29 de março, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, no Salão Verde.

Entre os objetos expostos, estão azulejos do painel Ventania, de Athos Bulcão, que foram restaurados após os ataques. A exposição também conta com oito presentes protocolares recebeidos de países estrangeiros, como vasos e esculturas. Veja.

Peças

De acordo com a Câmara, dos 46 presentes em exibição no dia 8 de janeiro, 30 foram encontrados íntegros. Outros quatro sofreram danos extremamente graves e dez sofreram danos significativos, mas de menor complexidade. Duas peças ficaram desaparecidas — mas uma delas foi posteriormente devolvida.

No texto de abertura da exposição, o diretor do Museu da Câmara dos Deputados, Marcelo Sá, ressalta que as peças ajudam a contar a história do 8 de janeiro.

“Mesmo em cacos as peças desta exposição continuam seu curso e, ainda que restauradas, carregarão marcas do que viveram. As cicatrizes ajudarão a contar sua história”, consta no texto de abertura.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?