UH-15 Super Cougar: conheça helicóptero da Marinha que caiu em Formosa
O helicóptero de modelo UH-15 Super Cougar da Marinha caiu nesta terça-feira (8/8). Dois militares morreram e outros seis ficaram feridos
atualizado
Compartilhar notícia
O helicóptero da Marinha que caiu em uma área de treinamento em Formosa (GO), no Entorno do Distrito Federal (DF), é do modelo UH-15 Super Cougar. O veículo pertence ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral da Marinha. Dois militares morreram no acidente e outros seis ficaram feridos e foram encaminhados para atendimento médico em hospitais.
De acordo com a Força, o UH-15 Super Cougar é uma aeronave preparada para diversos tipos de missões, “em tarefas associadas ao apoio de operações especiais, operações terrestres de caráter naval, além de atividades benignas e de emprego limitado da força, tais como evacuação aeromédica, busca e salvamento, transporte aéreo logístico e combate a incêndio”.
O primeiro modelo da aeronave foi entregue à Marinha em 2011. Depois, outras duas novas aeronaves foram entregues à Força, que os utilizou principalmente para missões humanitárias, como salvamentos em alagamentos e enchentes e entregas de vacinas durante a pandemia.
Esse modelo de helicóptero funciona com dois motores e pode decolar carregando até 11 toneladas, contando seu próprio peso e de cargas e tripulação transportadas.
Entenda
O helicóptero da Marinha caiu em uma área de treinamento quando tentava fazer um pouso de emergência, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Segundo a Marinha, dois militares morreram no momento do acidente. A Força também informou que, entre os seis militares feridos, dois foram encaminhados ao Hospital das Forças Armadas, no Cruzeiro, região administrativa do Distrito Federal, e os outros quatro ao Hospital Regional de Formosa.
“A Marinha do Brasil informa que a Comissão de Investigação de Acidente Aeronáutico iniciou os procedimentos para apurar as causas e circunstâncias do ocorrido e está prestando todo o apoio aos militares e familiares envolvidos”, destacou a nota da Força Armada.