metropoles.com

Uerj tem a primeira mulher como diretora da faculdade de Direito

Heloísa Helena Barboza foi empossada nessa terça. Em 87 anos, é a primeira vez que a Universidade Estadual do Rio tem uma mulher no cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: George Magaraia/Divulgação Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Heloísa Helena Barboza é a primeira mulher a assumir a direção da faculdade de Direito na história da instituição
1 de 1 Heloísa Helena Barboza é a primeira mulher a assumir a direção da faculdade de Direito na história da instituição - Foto: Foto: George Magaraia/Divulgação Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Pela primeira vez em 87 anos de história, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) terá uma mulher como diretora da faculdade de Direito. Professora e procuradora de Justiça aposentada, Heloísa Helena Barboza foi empossada nessa terça-feira (8/3), data que foi celebrado o Dia Internacional da Mulher.

Além de professora da instituição, Heloísa é pesquisadora. Após ser empossada, a procuradora aposentada usou o seu discurso para defender as conquistas femininas e afirmou que elas precisam ser diárias.

“Se há algo que acredito é na educação, pública, gratuita e de qualidade. Uma das finalidades da faculdade de Direito é apontar soluções. Nós não só estamos criando soluções, como fazendo soluções”, afirmou Heloísa.

2 imagens
Heloísa Helena Barboza é a primeira mulher a assumir a direção da faculdade de Direito na história da instituição
1 de 2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Divulgação
2 de 2

Heloísa Helena Barboza é a primeira mulher a assumir a direção da faculdade de Direito na história da instituição

Foto: George Magaraia/Divulgação Universidade Estadual do Rio de Janeiro

 

Além de Heloísa Helena, o professor Cleyson de Moraes Mello foi empossado como vice-reitor da faculdade de Direito. O evento para posse da diretoria ocorreu com um atraso de dois anos em razão da pandemia de Covid-19.

“Quis o destino que essa passagem de cargo ocorresse no Dia Internacional da Mulher, para uma mulher que possui um legado, que é referência para todos nós. Isso nos faz lembrar o quanto precisamos implementar políticas públicas que visem a igualdade de direitos”, declarou o reitor Ricardo Lodi.

Pesquisa em Bioética

Doutora em Direito pela Uerj e doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Ensp/Fiocruz, Heloísa é professora titular de direito Civil na universidade.

A procuradora aposentada ainda tem uma pesquisa  na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Biodireito, bem como na área da Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: direito civil, família, sucessões, reprodução assistida, sexualidade, homossexualidade, transexualidade, e repercussões da biotecnologia na vida humana.

A nova diretora ainda coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Biodireito (Nepbio) da Uerj e era diretora executiva do Instituto de Biodireito e Bioética (Ibios).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?