Compartilhar notícia
O Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, com sede em Curitiba, declarou repúdio ao uso da bandeira da Ucrânia e do símbolo Tryzub (Tridente) durante manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro nesse domingo (31/05), na Av. Paulista, em São Paulo. De acordo com os ucranianos, ambos são símbolos positivos da história do país e não devem ser usados em manifestações políticos partidárias no Brasil. Curitiba tem a maior colônia ucraniana do Brasil em números absolutos.
Segundo o presidente do Grupo Poltava, Carlos Waldir Henze Junior, a bandeira e o Tryzub representam, de forma única, os valores ucranianos.
“O azul e amarelo de nossa bandeira representam o céu limpo e os campos de trigo, até por ser uma região privilegiada e que, por isso, acabou sendo alvo de muita disputa e controvérsia ao longo dos séculos, com a independência da União Soviética apenas nos anos 90. O tridente é um símbolo antigo e foi associado no passado ao pertencimento do povo ucraniano”, explicou, em entrevista na manhã desta terça-feira (02/06).
Leia a reportagem completa em Banda B, parceiro do Metrópoles.