metropoles.com

Ucrânia: Embaixada do Brasil anuncia trem, mas não garante segurança

Representação diplomática destaca que a prioridade de partida deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pierre Crom/Getty Images
Engarrafamento enorme na saída da capital da Ucrânia, Kiev, após invasão russa no país. Os ucranianos tentam evacuar a cidade com medo dos mísseis - Metrópoles
1 de 1 Engarrafamento enorme na saída da capital da Ucrânia, Kiev, após invasão russa no país. Os ucranianos tentam evacuar a cidade com medo dos mísseis - Metrópoles - Foto: Pierre Crom/Getty Images

A Embaixada do Brasil na Ucrânia anunciou, nesta sexta-feira (25/2), que brasileiros e outros cidadãos latino-americanos poderão deixar Kiev, capital ucraniana, por meio de um trem que partirá às 22h (horário local) da estação central da capital, com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país.

A representação diplomática diz que não é necessário comprar bilhetes, mas destaca que não é possível garantir a partida ou lugares suficientes.

“Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração”, diz o comunicado.

“Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio”, acrescenta.

Mapa ilustra onde o país está sendo atacado
Mapa ilustra onde o país está sendo atacado

A embaixada pontua que terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira.

“A embaixada do Brasil em Bucareste informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem, com vista a assegurar, na medida do possível, que os trâmites para entrada na Romênia sejam expeditos. A embaixada em Bucareste tentará, ainda, contratar ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros até a capital romena”, afirma.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?