Ucrânia: Embaixada do Brasil anuncia trem, mas não garante segurança
Representação diplomática destaca que a prioridade de partida deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos
atualizado
Compartilhar notícia
A Embaixada do Brasil na Ucrânia anunciou, nesta sexta-feira (25/2), que brasileiros e outros cidadãos latino-americanos poderão deixar Kiev, capital ucraniana, por meio de um trem que partirá às 22h (horário local) da estação central da capital, com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país.
A representação diplomática diz que não é necessário comprar bilhetes, mas destaca que não é possível garantir a partida ou lugares suficientes.
“Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração”, diz o comunicado.
“Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio”, acrescenta.
A embaixada pontua que terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira.
“A embaixada do Brasil em Bucareste informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem, com vista a assegurar, na medida do possível, que os trâmites para entrada na Romênia sejam expeditos. A embaixada em Bucareste tentará, ainda, contratar ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros até a capital romena”, afirma.