Uber: motorista e usuário poderão relatar incidentes em áudios
De acordo com a empresa, o objetivo do U-Áudio é promover a segurança do passageiro e do motorista do aplicativo
atualizado
Compartilhar notícia
U-Áudio é uma nova ferramenta da Uber com o objetivo de ajudar a promover a segurança por meio da tecnologia e incentivar interações adequadas durante uma viagem. A ferramenta será lançada nesta segunda-feira (10/02/2020) em cinco cidades brasileiras: Salvador, Campo Grande, São Luís, Sorocaba e Uberlândia.
De acordo com nota divulgada pela Uber, o U-Áudio permitirá que usuários e motoristas parceiros gravem áudios durante viagens dentro da plataforma e usem o arquivo para reportar qualquer acontecimento em que tenham se sentido desconfortáveis.
O passageiro ou motorista pode acessar a ferramenta por meio dos recursos de segurança que aparecem no aplicativo durante uma corrida. Quando ela se encerra – ou por meio do histórico de viagens -, tanto o usuário quanto o motorista terão a opção de relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo de gravação de áudio com apenas alguns toques.
O áudio permanece criptografado e armazenado diretamente no dispositivo de quem fez a gravação e a Uber só poderá acessá-lo se o motorista ou usuário escolherem compartilhar o arquivo como parte do relato.
Relatos
Depois que o arquivo de áudio criptografado for enviado aos agentes de atendimento pelo cliente da Uber, o arquivo será aberto e usado para ajudar a entender melhor o relato do incidente e tomar as medidas apropriadas.
Em algumas situações, uma gravação pode ser utilizada para apoiar os responsáveis pelo atendimento na decisão de desativação do motorista ou usuário, de acordo com o Código de Conduta da Uber. Durante o teste-piloto, a ferramenta está sendo configurada para apagar os arquivos de áudio automaticamente após uma semana.
Mortes e protestos
A oferta de uma ferramenta que vai possibilitar mais segurança para motoristas e usuários surge quando, no Distrito Federal, é exatamente a violência contra os condutores que está em evidência. Desde o início deste ano, quatro motoristas foram assassinados.
Nesta segunda-feira (10/02/2020), trabalhadores que prestam serviços para aplicativos fizeram um protesto contra a violência. A manifestação se concentrou no estacionamento do Mané Garrincha, pela manhã, e pedia por mais segurança para a categoria. Somente neste fim de semana, em menos de 24 horas, dois condutores foram mortos.