Twitter apaga post de Olavo de Carvalho e limita conta do guru bolsonarista
Guia intelectual de extrema-direita estava fazendo posts negacionistas sobre a pandemia de coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
O perfil no Twitter do escritor Olavo de Carvalho, guru de parte do bolsonarismo, foi silenciado nesta segunda (18/1) e postagens negacionistas sobre a pandemia de coronavírus foram apagadas pela plataforma.
O próprio Olavo revelou via Facebook (onde segue desacreditando a gravidade da Covid-19) que recebeu a punição na outra rede por propagar desinformação.
Veja:
Bolsonaristas mais radicais, como Olavo, aumentaram a temperatura do negacionismo nas redes após a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do uso de vacinas contra o coronavírus e do início da imunização com a Coronavac, produzida na China.
Apenas nesta segunda, Olavo de Carvalho pediu no Facebook que lhe mostrassem vídeos ou fotos de UTI cheias de vítimas do “mocoronga vírus” e disse que Covid era o “novo nome da gripe”. Um dos posts foi apagado pelo Twitter, que impediu a postagem de outros – que seguem ativos no Facebook.
O Twitter tem adotado uma postura mais rígida contra a desinformação em torno da pandemia que só no Brasil já matou 210 mil pessoas.
Até uma postagem do Ministério da Saúde propagando o “tratamento precoce” que não tem evidências científicas foi sinalizada pela plataforma como enganosa – mas não foi apagada como ocorreu com Olavo de Carvalho.