metropoles.com

Turma da Mônica e especialistas fazem campanha em defesa de vacinas

Contra o negacionismo envolvendo a imunização contra a gripe e a Covid-19, por exemplo, médicos e laboratórios convocam brasileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Prefeitura de Manaus
Vacinação em Manaus
1 de 1 Vacinação em Manaus - Foto: Reprodução/Prefeitura de Manaus

Contra o negacionismo da eficácia da vacinas, um grupo de especialistas, laboratórios e órgãos governamentais lançaram uma campanha de conscientização para alertar os brasileiros sobre a importância da imunização para a prevenção de doenças e preservação da saúde pública.

Nesta quarta-feira (14/4), representantes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Instituto Butantan, do laboratório Sanofi Pasteur e gestores de educação e saúde frisaram a importância de se imunizar contra a gripe, campanha iniciada pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (12/4).

Também sublinharam a importância de procurar as doses contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O principal alerta, neste primeiro momento, é a necessidade da imunização de crianças (entre 6 meses e menores de 6 anos) contra a gripe. Esse público é considerado um dos principais disseminadores do vírus.

Uma alta da doença pode sufocar ainda mais a rede hospitalar, que já está sobrecarregada.

“O objetivo é alcançar 90% da população dos grupos prioritários. Evitar contaminação da população e mortes. Precisamos que essa população vá se vacinar. A partir da vacina conseguimos evitar complicações”, explica Adriana Lucena, coordenadora substituta do PNI.

Maurício de Sousa

Para este público, a campanha conta com o apoio da Turma da Mônica. O criador do quadrinho, Maurício de Sousa, saiu na defesa da imunização e criticou a disseminação de notícias falsas sobre a vacinação. Em São Paulo, por exemplo, serão distribuídos gibis nas escolas para auxiliar na conscientização.

“A Turma da Mônica é o elo para levar às crianças, às casas, às escolas a importância da vacinação com informações corretas, adequadas. Nossos roteiristas estudam com bastante profundidade as informações que as autoridades de saúde nos passam”, frisa.

O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, fez um apelo à população. “Temos que lembrar que vacina é um grande predicado de países desenvolvidos. Sempre nos orgulhamos do nosso PNI. Vacinar é proteger a vida e a saúde”, salientou.

O diretor-Presidente da Fundação Butantan, Rui Curi, pediu para que as pessoas consultem fontes seguras de informação sobre as vacinas e convidou a população a se imunizar. “A arma mais importante contra as fake news é a educação. A vacina é uma aliada na prevenção de doenças”, concluiu.

A vacinação contra a gripe segue um calendário de prioridades. Ao todo, a intenção do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 80 milhões de pessoas este ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?