metropoles.com

Turismo tem potencial de “um pré-sal” para a economia, diz Sabino

Apesar de usar o petróleo como referência, novo ministro do Turismo disse que seu setor é sustentável, “pois é uma indústria sem chaminés”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Lula e Celso Sabino
1 de 1 Lula e Celso Sabino - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O novo ministro do Turismo, Celso Sabino, assumiu formalmente o cargo com um discurso farto em propostas para alavancar o setor no Brasil, como incentivos financeiros para novos visitantes estrangeiros e brasileiros, melhoria da segurança turística e divulgação das atrações nacionais. Sabino está trabalhando desde 15 de julho, mas sua cerimônia de posse ocorreu nesta quinta-feira (3/8), no Palácio do Planalto, e foi prestigiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Também estiveram no palácio muitos parlamentares, incluindo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), um dos padrinhos da entrada de Sabino, deputado pelo União Brasil, no governo Lula.

O parlamentar paraense, que fez carreira no PSDB antes migrar para o União, abriu uma reforma ministerial que tem o objetivo de fortalecer a aliança de partidos do Centrão com o governo petista. Os próximos passos, preparados pelo presidente da República, são achar vagas na Esplanada para indicados do PP e do Republicanos.

As promessas de Sabino

O substituto de Daniela Carneiro (União-RJ) no Turismo assumiu o cargo com a ambição de aumentar o número de visitantes no Brasil, que é menor do que de países vizinhos e muito inferior ao de destinos europeus, por exemplo. Para o novo ministro, o setor tem potencial para alavancar a economia.

“Temos a convicção de que o setor de turismo pode alavancar a economia do nosso país, gerando riquezas da ordem de um pré-sal”, disse Sabino, em seu discurso. Apesar da referência ao petróleo, o novo ministro destacou que o turismo se encaixa nas ideias sustentáveis do governo, “pois é uma indústria sem chaminés”.

Em sua fala, o novo ministro prometeu incentivos como descontos para quem está visitando o país pela primeira vez e também para brasileiros conhecerem mais destinos dentro do Brasil. “Um programa de estímulo a viagens que ofertará descontos para pessoas da melhor idade e pessoas de baixa renda”, disse ele.

Sabino também disse que quer investir em segurança turística e chamou o ministro da Justiça, Flávio Dino, para uma parceria. Outro ministro citado pelo novo integrante da Esplanada foi Márcio França, dos Portos e Aeroportos, que já tem engatilhado um programa para baratear passagens aéreas.

Dados do turismo

O novo chefe da pasta citou “dados oficiais” para apontar que o setor do turismo faturou cerca de R$ 730 bilhões em todo o país. “Números impressionantes, mas muito aquém do potencial brasileiro”, afirmou Sabino.

“O Brasil alcançou a marca histórica de 6,3 milhões de visitantes estrangeiros antes da pandemia de coronavírus, em 2019. Praticamente o mesmo número de turistas internacionais que estiveram somente na Torre Eiffel [em Paris]. Nossa vizinha, Argentina, recebeu mais de 7 milhões; Estados Unidos, 50 milhões; China, 65 milhões; Espanha, 71 milhões de turistas estrangeiros. E nós com 6,3 milhões”, enumerou.

O ministro também lembrou da projeção do Conselho Mundial de Viagens e Turismo para 2023, com uma movimentação de cerca de US$ 9,5 trilhões em todo o mundo. “Nós queremos e vamos trabalhar para ampliar nossa participação nesses números. Para isso, estamos construindo um plano nacional de desenvolvimento do turismo com programas, metas, objetivos, ações e tarefas que será apresentado ao presidente da República no mês que vem”, discursou Celso Sabino.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?