metropoles.com

Turismo prevê criação de 76,5 mil vagas temporárias no país

Este é o melhor resultado para o período desde 2015. Maioria das vagas temporárias é do segmento de alimentação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Free Pik
Imagem colorida, homem exercendo um trabalho - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, homem exercendo um trabalho - Metrópoles - Foto: Free Pik

Com chegada do final do ano, o turismo no Brasil deve criar 76,5 mil vagas temporárias até janeiro de 2025, impulsionado pelas festas da alta temporada, férias e feriados. Esse é o melhor desempenho do setor desde 2015. O salário médio de admissão está estimado em R$ 1.842, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A maioria das vagas é do segmento de alimentação, que deve contratar 54,2 mil trabalhadores, seguido por transportes, com 10,6 mil, e hospedagem, com 8,4 mil. O turismo emprega atualmente cerca de 3,51 milhões de trabalhadores formais, um crescimento de 7,9% em relação ao período pré-pandemia.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, alega que as ações do governo estão conforme orientação de Lula de fornecer novas oportunidades de emprego e renda, além de inclusão social. Sabino destaca que os números recentes do turismo confirmam o acerto das estratégias adotadas e evidenciam o potencial do setor para impulsionar a economia do país.

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) planeja a criação de 450 mil vagas temporárias para o último trimestre de 2024. De acordo com a entidade, 35% dessas vagas serão incluídas no setor de serviços, que inclui o turismo.

Fábio Bentes, economista da CNC responsável pelo estudo, comenta que o setor mantém uma relação de trajetória ascendente.

 “As projeções indicam um impacto positivo contínuo do turismo na economia. As contratações nos setores de alimentação, transportes e hospedagem refletem essa recuperação e o crescimento sólido que vem se consolidando, além de melhorias salariais que elevam as condições de trabalho”, analisa Bentes.

Entre outubro de 2023 e setembro de 2024, o turismo contratou 200.386 trabalhadores com carteira assinada, representando mais de 10% do total de empregos gerados no país, que somam 1.839.418 vagas no período.

Capacitação

Para atender à demanda de turistas em destinos variados, o Ministério do Turismo, em parceria com o Plano Nacional de Turismo, oferece cursos de qualificação profissional. A capacitação visa não apenas atender ao mercado em expansão, mas também contribuir para a inclusão social e a redução das desigualdades regionais ao criar oportunidades de cadeia produtiva do turismo e outros interessados podem se inscrever nesses cursos, voltados para gerar empregos e promover a distribuição de renda.

A CNC prevê que o turismo brasileiro irá movimentar R$ 157,74 bilhões entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, um aumento de 1,7% em comparação à temporada anterior. Este período concentra a maioria da receita do setor, responsável por cerca de 44% da receita anual, sendo crucial para a saúde financeira de empresas, especialmente micro e pequenas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?