metropoles.com

Tudo em um dia: Botucatu prepara vacinação em massa contra a Covid

Prefeitura de Botucatu pretende, com apoio do TRE-SP, aplicar o imunizante na população inteira em um só dia, usando esquema de eleição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Joaquin Gomez Sastre/NurPhoto via Getty Images
Vacina AstraZeneca
1 de 1 Vacina AstraZeneca - Foto: Joaquin Gomez Sastre/NurPhoto via Getty Images

São Paulo – A prefeitura de Botucatu, no interior de São Paulo, assinou um acordo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para realizar vacinação em massa contra a Covid-19, usando mesmo esquema de organização seccional adotado nas eleições.

A iniciativa da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que pretende avaliar a eficácia da fórmula de Oxford/AstraZeneca, prevê que todos os botucatuenses receberão o imunizante em um só dia. O TRE fornecerá a listagem de colégios eleitorais e seções eleitorais para a vacinação.

Contatada pelo Metrópoles, a prefeitura de Botucatu informou que a data, o local de imunização e os critérios para participação deverão ser divulgados na semana que vem. O município tem cerca de 150 mil habitantes, dos quais 106 mil maiores de 18 anos.

De acordo com o plano estratégico, cada pessoa deverá se deslocar para sua seção eleitoral, isto é, respectivos locais de votação. Lá, passará por uma triagem feita com título eleitoral, documento de identificação e comprovante de residência.

Posteriormente, a Justiça Eleitoral enviará uma identificação de autorização para o cidadão comparecer ao ponto de vacinação, que será no mesmo local do voto. Ao todo, serão 45 estabelecimentos definidos, com 303 seções de imunização.

Para facilitar a triagem e identificação dos botucatuenses, a 26ª Zona Eleitoral – Botucatu tem divulgado comunicados em que convida cidadãos que foram mesários durante os pleitos a participar da campanha.

Inscrições acima do esperado

De acordo com o chefe do cartório, Igor Ignácio, 1,2 mil inscrições foram feitas até o momento – número superior ao necessário, de 800 voluntários.

Segundo o TRE, a triagem será facilitada a partir da relação de eleitores de Botucatu. O cidadão que lá mora e não tiver o título na cidade poderá comprovar sua residência com outro documento. Neste caso, a documentação é aceita como comprovante e os pontos de imunização específicos serão definidos pela prefeitura.

Pelo projeto, toda a população de Botucatu receberá duas doses da vacina, e os casos positivos na região serão sequenciados geneticamente. Dessa forma, será possível saber a efetividade do imunizante produzido no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em um estudo que deve demorar por volta de oito meses.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?