metropoles.com

TST diz que não há vínculo empregatício entre motoristas e Uber

De acordo com o relator da ação, ministro Breno Medeiros, os motoristas que usam a plataforma para gerar renda têm “autonomia”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Motorista com a mão no volante e outra com o celular na mão
1 de 1 Motorista com a mão no volante e outra com o celular na mão - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

Em decisão inédita, a 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) confirmou, nesta quarta-feira (05/02/2020), que não existe vínculo de emprego entre a Uber e os motoristas.

De acordo com o relator da ação, ministro Breno Medeiros, os motoristas que usam a plataforma da Uber para gerar renda têm autonomia e flexibilidade que são incompatíveis com o vínculo empregatício, uma vez que podem escolher trabalhar o quanto e onde quiserem.

Além disso, o ministro afirmou que o fato de ser reservado ao motorista o equivalente entre 75% e 80% do valor pago pelo usuário configura a relação comercial entre a empresa e o motorista, incompatível com o vínculo de emprego.

O julgamento desta quarta-feira anulou o reconhecimento de vínculo empregatício entre a Uber e um motorista proferido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo.

A decisão do TST reforça o entendimento já adotado também pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em julgamento de conflito de competência.

A decisão vai na mesma linha de 75 acórdãos proferidos por Tribunais Regionais e mais de 240 sentenças de diversas varas do trabalho pelo país, que afastaram o vínculo empregatício ou declararam a incompetência da Justiça do Trabalho em ações contra a Uber.

A Uber conta com 600 mil motoristas na plataforma, em mais de 100 municípios em todo o país. Ao todo, são mais de 22 milhões de usuários.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?