metropoles.com

TSE recebeu 5.795 denúncias de propaganda irregular só neste domingo

Maior parte das denúncias registradas no aplicativo da Corte envolve boca de urna. Dados foram computados até as 15h30

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/METRÓPOLES @igoestrela
Fachada do TSE, em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Fachada do TSE, em Brasília - Metrópoles - Foto: <p>IGO ESTRELA/METRÓPOLES<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 5.795 denúncias de propaganda irregular só neste domingo (6/10) através do aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, Os dados foram computados pela corte até as 15h30 (horário de Brasília).

O principal tipo de denúncia registrado é de o boca de urna: foram 3.401 casos relatados. Outros 904 denúncias não especificam o tipo de irregularidade. Em seguida, estão denúncias de propagandas irregulares na internet, em banners, cartazes, faixas, como também por meio de folhetos e santinhos.

Confira abaixo os tipos de denúncias na integra:

  • Boca de urna: 3.401
  • Sem classificação do tipo de irregularidade pela pessoa denunciante: 904
  • Internet: 626
  • Banner/cartaz/faixa: 230
  • Folhetos/volantes/santinhos/impressos: 207
  • Adesivo: 129
  • Outdoors: 101
  • Bem particular: 55
  • Alto-falante/amplificador: 42
  • Confecção, utilização ou distribuição de brinde: 41

Todas as denúncias recebidas pelo Pardal são encaminhadas automaticamente para o Ministério Público Eleitoral (MPE). Ao todo, em todo o ano de 2024, até este domingo, foram 88.317 denúncias pelo aplicativo Pardal.

Como funciona o app

O Pardal só recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular. No próprio aplicativo, há um botão que direciona as pessoas para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral (MPE), se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.

Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.

O que é o aplicativo Pardal

O aplicativo Pardal 2024, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, é um instrumento que possibilita à população encaminhar denúncias de propaganda irregular nas eleições. A principal novidade de 2024 é o uso da ferramenta também para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet.

O Pardal pode ser instalado em smartphones e tablets. A partir dele, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo.

A Portaria TSE nº 662/2024 estabelece o uso do Pardal Móvel nas Eleições 2024 para encaminhar ao juízo eleitoral competente, a fim de “exercer o poder de polícia eleitoral, as denúncias de irregularidades de propaganda eleitoral específica, relacionada às candidaturas e ao contexto local da disputa”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?