metropoles.com

TSE não cassa, mas multa Zema por publicidade irregular na campanha

O recurso apreciado pelos ministros do TSE foi apresentado pela coligação Juntos pelo Povo de Minas Gerais. Corte Eleitoral negou cassação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gil Leonardi/Imprensa MG
Malafaia O governador de Minas Gerais, Romeu Zema
1 de 1 Malafaia O governador de Minas Gerais, Romeu Zema - Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

Nesta terça-feira (14/5), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou parcialmente o recurso contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e outros agentes públicos. Por maioria, os magistrados negaram cassação, mas fixaram multa de R$ 22.686,50 para cada um dos réus que descumpriram a legislação eleitoral.

O ministro Raul Araújo, relator do caso considerou que as medidas não tiveram gravidade para afetar a isonomia entre os candidatos, e portanto considerou não haver possibilidade para se falar em cassação do mandato de Romeu Zema.

O recurso apreciado pelos ministros do TSE foi apresentado pela coligação Juntos pelo Povo de Minas Gerais, coletivo que inclui PSD, Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e PSB. A ação de investigação judicial eleitoral (Aije) acusa o governador de divulgação de propaganda institucional em sites oficiais durante período vedado pela legislação eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), no entanto, considerou que a divulgação não afetou o pleito e julgou a ação improcedente. Com a apresentação de recurso, o caso subiu para o TSE.

“No caso, nas matéria veiculadas, não há símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal do então governador e candidato à reeleição. Como bem pontuou a Procuradoria Geral Eleitoral, ainda que contenham a figura do então governador e mencione trechos de suas falas, não se afasta do caráter informativo e de divulgação de atos de governo, sem referência à candidatura e pleito vindouros”, frisou o relator do caso no TSE.

O ministro Floriano de Azevedo Marques Neto divergiu do relator e defendeu o aumento do valor da multa para cerca de R$ 45 mil, proposta que não foi acatada.

Nas Eleições Gerais de 2022, o governador Romeu Zema garantiu mais de 6 milhões de votos e foi reeleito para o comando do Executivo estadual. No pleito, ele o ex-prefeito de Belo Horizonte derrotou Alexandre Kalil (PSD), que somou cerca de 3,8 milhões de votos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?