metropoles.com

TSE multa Bolsonaro e manda tirar do ar vídeo que liga Lula a kit gay

O plenário da Corte determinou que o vídeo que liga o PT ao kit gay seja removido definitivamente do canal no Youtube “LulaFlix”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida da sede do TSE concurso - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida da sede do TSE concurso - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiram pedido da coligação Brasil da Esperança, da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para tirar do ar, definitivamente, o vídeo que associa Lula ao “kit gay” no canal do YouTube chamado de “LulaFlix“. Além disso, aplicaram multa individual de R$ 20 mil ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Lucas Allex Pedro dos Santos, responsável pelo domínio do site.

Embora tenham negado, em 13 de outubro de 2022, a retirada do ar do canal, os ministros determinaram remoção do vídeo que associa Lula ao “kit gay”. Os ministros ainda determinaram a remoção do vídeo denominado “19.05.2011 – Kit gay causa polêmica MP4”, também sob pena de suspensão do canal.

Em setembro de 2022, o TSE já havia determinado alterações na composição do LulaFlix após identificar claramente que o conteúdo nele publicado se tratava de campanha eleitoral.

LulaFlix

O canal LulaFlix foi o responsável por ligar o nome de Lula à facção criminosa PCC e publicou ao menos 150 conteúdos com matérias jornalísticas contra Lula.

O site foi criado em 30 de agosto de 2022, contendo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da campanha de Jair Messias Bolsonaro. Apesar disso, o endereço não consta entre os sites oficiais de Bolsonaro registrados no TSE.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?