TSE monta centro para divulgação de resultados das Eleições Municipais
O TSE tem um espaço para os jornalistas acompaharem o pleito e repassarem as informações à população. Eleições ocorrem neste domingo (6/10)
atualizado
Compartilhar notícia
Neste domingo (6/1), 155 mihões de eleitores estão aptos a escolher seus candidatos aos cargos de prefeito e vereador. As eleições ocorrem em 5.569 municípios brasileiros e as informações sobre os eleitos devem começar a sair no início da noite.
Para que os jornalistas possam acompanhar os resultados e repassar as informações à população, além de dar boletins sobre o andamento das votações nos colégios eleitoraies, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) instalou o Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2024.
O espaço foi montado no edifício-sede do TSE, em Brasília (DF), para atender profissionais de imprensa envolvidos na cobertura das eleições municipais.
No 3º andar, há estações de trabalho para jornalistas, tomadas, acesso à internet, espaço para equipes de TV, miniauditório, telão com a divulgação dos resultados, banheiros, copa e uma área da Secretaria de Comunicação para atendimento aos jornalistas.
Integridade
Por volta de 12h deste sábado (5/10), o TSE realizou a verificação de integridade e autenticação dos sistemas eleitorais instalados na Corte Eleitoral. Os dados foram apresentados pelo secretário de Tecnologia e Inteligência do TSE, Júlio Valente.
Era esperada a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, na cerimônia, mas ela não compareceu. Marcaram presença representantes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (OAB), Câmara dos Deputados, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Tribunal de Contas da União (TCU), entre outras entidades fiscalizadoras do pleito.
Na cerimônia, o secretário de Tecnologia e Inteligência do TSE explicou como funcionam a coleta de votos e a segurança do sistema.
“Amanhã, às 17h, sai de cada urna eletrônica um pendrive, que é a mídia de resultados, onde ficam guardados os resultados apurados naquela sessão eleitoral. A urna eletrônica brasileira não somente coleta votos. Ela coleta votos e já calcula o resultado da sessão eleitoral e já grava isso em um arquivo que nós conhecemos, genericamente, como boletim de urna. Boletim de urna é o resultado já da sessão eleitoral”, afirmou Júlio Valente.
“Esse boletim de urna gravado nos pendrives é transmitido por meio de dois sistemas, específicos para a transmissão de arquivos de urna, que são o transportador e o JE-Connect, e eles são recepcionados no nosso Centro de Inflação de Dados, aqui no Tribunal Superior Eleitoral, onde são executadas as totalizações, ou seja, onde são somados esses votos que chegam das diversas das milhares instituições eleitorais do país.”