metropoles.com

TSE mantém preso ex-deputado acusado de violência política de gênero

Ex-deputado federal Wladimir Costa foi denunciado pelo MP Eleitoral por ofender e expor a vida pessoal da deputada Renilce Nicodemos (MDB)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Câmara
ex-deputado Wladimir Costa
1 de 1 ex-deputado Wladimir Costa - Foto: Agência Câmara

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a prisão preventiva do ex-deputado federal Wladimir Afonso Rabelo da Costa por unanimidade. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por violência política de gênero contra a deputada federal Renilce Nicodemos (MDB-PA).

O ex-congressista havia entrado com um pedido de habeas corpus na Corte.

De acordo com a denúncia, Wladimir usava suas redes sociais para publicar ofensas e expor a vida pessoal da parlamentar. O ex-deputado teve um mandato na Câmara de 2003 até 2019.

Ex-deputado atuou além das redes sociais

Durante o julgamento, o vice-procurador-geral Eleitoral, Alexandre Espinosa, defendeu a manutenção da prisão preventiva porque Wladimir promoveu lives e postagens nas redes sociais que buscavam constranger, ameaçar e perseguir Renilce.

“O acusado não se limitou à utilização das redes sociais, passando a criar e divulgar montagens com o objetivo de manchar o nome da deputada federal, passando, inclusive a utilizar os arquivos da própria vítima em proveito das ofendas”, argumentou.

Espinosa completou dizendo que o ex-deputado “realizou lives nas plataformas sociais nas quais fazia ilações acerca de relacionamentos amorosos da vítima e incentivava violência contra ela”.

O ex-deputado ficou conhecido por tatuar temporariamente o nome do ex-presidente Michel Temer. Na Câmara, ele chegou a liderar a bancada do Solidariedade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?