metropoles.com

TSE manda excluir fake news que liga Lula a atentado contra Bolsonaro

Decisão é da ministra Cármen Lúcia. Ela também determinou a retirada de notícia falsa que relaciona petista a empresário que negou marmita

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Fotografia colorida da ministra Cármen Lúcia em seção na Suprema corte de Brasília
1 de 1 Fotografia colorida da ministra Cármen Lúcia em seção na Suprema corte de Brasília - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção de notícias falsas relacionadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As decisões são deste domingo (25/9). As redes sociais têm 24 horas para excluir os conteúdos.

Uma das notícias falsas ligava o candidato petista a um suposto atentado que estaria sendo arquitetado contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Além disso, também foi feita uma falsa relação entre Lula e a facada dada por Adélio Bispo no presidente, durante a campanha de 2018.

A outra fake news é em relação ao empresário Cássio José Cenali, que esteve envolvido em uma polêmica quando se negou a oferecer uma marmita a uma mulher por ela apoiar o candidato do PT.

Essa segunda notícia falsa dizia que o empresário seria na verdade petista. Uma imagem de uma pessoa com boné do Partido dos Trabalhadores, que se parece com o empresário das marmitas, é veiculada como se fosse ele.

“As postagens nas redes sociais dos representados apresentam conteúdo produzido para desinformar. A mensagem transmitida como atestado pelas agências de checagem de informação e de imprensa, não se respalda em fatos verídicos”, escreveu a ministra na decisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?