metropoles.com

TSE julga nesta 3ª recurso contra Zema por abuso de poder político

Os ministros do TSE julgarão recurso contra decisão do TRE-MG, que negou ação que acusava Zema de abuso de poder político durante eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
Foto colorida de governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante entrevista coletiva, após reunião com o ministro da Fazenda Fernando Haddad - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante entrevista coletiva, após reunião com o ministro da Fazenda Fernando Haddad - Metrópoles - Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga, nesta terça-feira (14/5), um recurso contra decisão que rejeitou ação que acusa o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e outros gestores da administração de abuso de poder político durante as Eleições Gerais de 2022.

O recurso que será apreciado pelos ministros do TSE foi apresentado pela coligação Juntos pelo Povo de Minas Gerais, coletivo que inclui PSD, Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e PSB.

A ação de investigação judicial eleitoral (Aije) acusa o governador de divulgação de propaganda institucional em sites oficiais durante período vedado pela legislação eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), no entanto, considerou que a divulgação não afetou o pleito e julgou a ação improcedente.

Com a apresentação de recurso, o caso subiu para o TSE, onde está sob a relatoria do ministro Raul Araújo. O julgamento estava na pauta da reunião da última quinta-feira (9/5), mas não chegou a ser apreciado pelo plenário.

Nas Eleições Gerais de 2022, o governador Romeu Zema garantiu mais de 6 milhões de votos e foi reeleito para o comando do Executivo estadual. No pleito, ele o ex-prefeito de Belo Horizonte derrotou Alexandre Kalil (PSD), que somou cerca de 3,8 milhões de votos.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?