metropoles.com

TSE deve reunir-se com Telegram nesta 5ª para discutir colaboração

A participação do aplicativo no programa de combate à desinformação foi cobrada em três ocasiões pelo tribunal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Telegram
1 de 1 Telegram - Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou uma reunião com representantes do Telegram para esta quinta-feira (24/3) com o intuito de discutir a participação do app no Programa de Enfrentamento à Desinformação, que já engloba diversas redes sociais contra a disseminação das fake news nas eleições de outubro.

Ao Metrópoles, a assessoria do tribunal confirmou a presença da empresa russa no encontro.

O primeiro convite oficial de adesão ao projeto foi enviado pelo TSE no dia 16 dezembro do ano passado. Depois disso, foi reiterado em 9 de março e na última terça-feira (22/3).

No dia 17 de março, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o bloqueio da rede social no Brasil. A decisão foi resposta a um pedido elaborado pela Polícia Federal, que justificou a demanda ao afirmar que o app é “notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais”.

No domingo (20/3), porém, a decisão foi revogada após a empresa cumprir todas as determinações da Corte, que incluíam a exclusão de conteúdos publicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e a nomeação de um representante legal no Brasil.

O Telegram designou Alan Campos Elias Thomaz como representante no país. “Alan tem experiência anterior em funções semelhantes, além de experiência em direito e tecnologia, e acreditamos que ele seria uma boa opção para essa posição enquanto continuamos construindo e reforçando nossa equipe brasileira. Alan Campos Elias Thomaz tem acesso direto à nossa alta administração, o que garantirá nossa capacidade de responder as solicitações urgentes do Tribunal e de outros órgãos relevantes no Brasil em tempo hábil”, disse a empresa ao STF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?