metropoles.com

TSE cancela ida de servidores para acompanhar as eleições na Venezuela

O presidente da Venezuela afirmou que “no Brasil, não auditam um único boletim de urna”. Presidente do TSE rebateu a declaração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alfredo Lasry/Getty Images
foto-eleições-venezuela-3
1 de 1 foto-eleições-venezuela-3 - Foto: Alfredo Lasry/Getty Images

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quarta-feira (24/7), cancelar o envio de servidores para acompanhar as eleições na Venezuela. A decisão se dá após o presidente do país, Nicolás Maduro, fazer críticas ao sistema eleitoral brasileiro.

Em nota, o TSE afirmou que a decisão tem a ver com “falsas declarações contra as urnas eletrônicas brasileiras, que, ao contrário do que afirmado por autoridades venezuelanas, são auditáveis e seguras”.

“A Justiça Eleitoral brasileira não admite que, interna ou externamente, por declarações ou atos desrespeitosos à lisura do processo eleitoral brasileiro, se desqualifiquem com mentiras a seriedade e a integridade das eleições e das urnas eletrônicas no Brasil”, frisou.

Durante comício realizado na última terça-feira (23/7), em Aragua, Maduro afirmou que “no Brasil, não auditam um único boletim de urna”. Após a declaração, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, defendeu o sistema eleitoral brasileiro.

A ministra reagiu dizendo que “as urnas e as eleições brasileiras são auditadas, desde o início do seu processo até o seu final”. A declaração ocorreu em entrevista ao blog do jornalista Valdo Cruz, do G1.

Cármen Lúcia aproveitou para reforçar que jamais foram “comprovados quaisquer tipos de fraudes e erros”, chamando a atenção para o fato de que a Justiça Eleitoral do Brasil “é confiável e pode contar com a confiança da população”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?