TSE aprova lista tríplice de indicados para julgamento de Moro no TRE
A lista de indicados para o TRE-PR agora segue para análise do presidente Lula. Corte julgará ação que pode cassar o senador Sergio Moro
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (1º/2), a lista tríplice de indicados para assumir uma vaga no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A Corte será responsável por julgar as ações que podem levar à cassação do senador Sergio Moro (União-PR).
Os nomes aprovados são dos advogados Roberto Aurichio, José Rodrigo Sade e Graciane Aparecida do Valle Lemos. Cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidir quem assume a vaga.
O novo indicado entrará no lugar do juiz Thiago Paiva dos Santos, que deixou a Corte em 22 de janeiro, após o término do segundo biênio.
Relembre o caso
Sergio Moro é investigado por suposto abuso de poder econômico na pré-campanha de 2022. Corre no tribunal duas ações, ajuízadas pelo PL e pelo PT.
O ex-juiz da Lava Jato se filiou ao Podemos em 2021, quando estudava disputar a Presidência da República, mas, próximo ao prazo final para troca partidária, em 2022, vinculou-se ao União Brasil, sigla em que lançou candidatura ao Senado Federal.
PL e PT argumentam que os gastos de pré-campanha destinados ao Planalto seriam “desproporcionais” e “suprimiram as chances dos demais concorrentes” ao Senado no Paraná.