metropoles.com

Tropas já patrulham ruas do Rio e entorno do Palácio Guanabara

Sede do governo estadual fluminense recepciona, neste momento, uma reunião com o presidente Michel Temer e o governador Luiz Fernando Pezão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agencia Estado
ag-estado1
1 de 1 ag-estado1 - Foto: Agencia Estado

Um dia após a publicação do decreto que determina a intervenção federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, tropas das Forças Armadas já foram vistas fazendo policiamento na capital. Homens do Exército reforçam a vigilância ao lado do Palácio Guanabara, enquanto três militares foram vistos a pé no entorno do Aterro do Flamengo, zona sul. Um caminhão e outros militares foram vistos na Praia de Botafogo, também na zona sul.

O Palácio Guanabara, na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, é a sede do governo estadual fluminense. No local está ocorrendo uma reunião com o presidente Michel Temer e o governador Luiz Fernando Pezão (MDB), ao lado dos ministros da Defesa, Raul Jungmann, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também marcou presença.

A intervenção federal começou na sexta-feira (16/2) e seguirá até 31 de dezembro. É a primeira vez, desde a promulgação da Constituição de 1988, que o Congresso se debruçará sobre pedido de intervenção federal em um estado. Temer designou o general do Exército Walter Sousa Braga Netto, comandante do Comando Militar do Leste (CML), como interventor. Braga Netto terá o controle sobre a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. A medida é restrita à área de Segurança.

Já em frente ao Palácio Guanabara, um grupo de cerca de 20 pessoas aprovadas em concursos para a Polícia Militar (PM) e para o Corpo de Bombeiros aproveitou a presença das autoridades no local para protestar. Os manifestantes não chegaram a fechar a rua, mas carregam faixas com frases como “Chega de enganação, queremos nossa convocação”. Eles representam cerca de 4 mil aprovados em concursos passados que não foram convocados por causa da crise fiscal do governo do Rio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?