metropoles.com

Tributária: relator volta atrás e tira plásticos do imposto do pecado

Texto divulgado nesta segunda (9/12) previa inclusão de armas, munições e produtos de plástico descartável no chamado imposto do pecado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metropoles
imagem colorida mostra senador Eduardo Braga apresentando relatório da reforma tributária na CCJ do Senado - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra senador Eduardo Braga apresentando relatório da reforma tributária na CCJ do Senado - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metropoles

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresentou, nesta segunda-feira (9/12), o parecer sobre o projeto de lei complementar (PLP) nº 68/2024, que regulamenta a reforma tributária. O relatório apresenta mudanças em relação ao texto aprovado pela Câmara dos Deputados.

O PLP 68/24 institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS), conhecido como imposto do pecado.

No início do dia, o relatório apresentado previa a inclusão de duas categorias no imposto seletivo: armas e munições e itens de plástico descartável, como sacolas, talheres, canudos, copos, pratos e bandejas de isopor.

Em coletiva de imprensa durante a tarde, porém, o senador se retificou e comunicou uma errata: os produtos plásticos não foram incluídos no chamado “imposto do pecado”.

O Imposto Seletivo incidirá em produtos danosos à saúde ou ao meio ambiente, como bebidas alcóolicas, produtos fumígenos, bebidas açucaradas, bens minerais, entre outros.

Após lido o relatório nesta segunda, será concedido o pedido de vista para os senadores analisarem o texto. A votação do relatório está prevista para quarta-feira (11/12), seguida por votação posterior em plenário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?