metropoles.com

Tributária: relator trabalha para manter trava de 26,5% na alíquota

Mudanças feitas no texto da reforma tributária subiram a alíquota padrão do IVA para 27,91%, de acordo com a equipe econômica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra deputado reginaldo lopes - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra deputado reginaldo lopes - Metrópoles - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Os deputados do grupo de trabalho (GT) sobre a regulamentação da reforma tributária se reúnem neste domingo (15/12) para adiantar a discussão do texto. Aprovado no Senado Federal na semana passada, os parlamentares correm para votar as modificações feitas no projeto de lei complementar (PLP) nº 68/2024 na próxima semana, antes do recesso legislativo.

Relator da proposta na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (PT-MG) reforçou o compromisso em manter a alíquota padrão do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) abaixo da trava de 26,5%.

“O mais importante, na minha opinião, é garantir uma reforma que não ultrapasse essa trava de 26,5% de imposto sobre consumos e serviços”, explicou.

De acordo com o governo federal, a alíquota com as mudanças feitas pelo Senado subiu para 27,91%. Os deputados também se reuniram com o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda Bernard Appy durante a tarde para seguir a discussão do texto.

O grupo pretende também se reunir com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em busca de um consenso para que o texto seja votado na terça-feira (17/12).

Lopes destacou ainda que dispositivos criados pela reforma tributária teriam a capacidade de diminuir a alíquota além das estimativas feitas pela Fazenda.

“Nós acreditamos que o gap de conformidade, quando você elimina sonegação, fraude e inadimplência e se soma ao cashback, que vai ser o maior do mundo, 94 milhões de brasileiros vão pedir a nota fiscal, formalizar a economia, na minha opinião a capacidade arrecadatória desses instrumentos é muito superior à estimativa que o Ministério da Fazenda fez. Portanto acredito sim que, no pleno funcionamento do sistema, com todas as regras, com todos os regimes de isenções, a alíquota pode chegar na casa de 25%”, defendeu o petista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?