metropoles.com

Tributária: Alcolumbre pauta na CCJ votação na próxima semana

Presidente da CCJ anunciou leitura do relatório do texto principal da regulamentação para segunda (9/12) e votação na quarta (11/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Roque de Sá/Agência Senado
imagem colorida mostra davi alcolumbre na ccj do senado - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra davi alcolumbre na ccj do senado - Metrópoles - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou nesta quarta-feira (4/12) a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 68/2024, que trata da regulamentação da reforma tributária, para a próxima semana. O texto é o principal projeto da tributária.

No calendário anunciado por Alcolumbre, a leitura do relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da proposta, será feita em uma sessão extraordinária da CCJ na segunda-feira (9/12). A votação da proposta será feita na CCJ na próxima quarta (11/12), depois da deliberação sobre indicações de autoridades, prevista para o mesmo dia.

Depois da aprovação na CCJ, a proposta pode ir para o plenário do Senado a qualquer momento. Concluir a votação do texto ainda este ano é uma prioridade do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Depois de aprovado pelos senadores, como haverá alterações, o texto ainda vai precisar voltar para uma nova análise da Câmara dos Deputados antes de ir para a sanção.

A reforma tributária

O PLP 68/2024 está no Senado desde agosto, e nos últimos meses foram realizadas diversas audiências públicas para discutir a proposta.

A expectativa é de que Braga divulgue seu relatório no sistema do Senado na segunda (4/12), horas antes da leitura do texto na CCJ. Na terça (3/12), o relator encontrou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antes de fechar os últimos ajustes do texto.

Como mostrou o Metrópoles, a conclusão de toda a regulamentação da tributária deve ficar para 2025. Isso porque o PLP 108/2024, que trata do comitê gestor, ainda nem começou a andar dentro do Senado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?