metropoles.com

Tribunal Federal autoriza retomada de obra em BR na Amazônia

Trabalho havia sido suspenso por preocupações de desmatamento e piora na crise climática com a construção da via entre Manaus e Porto Velho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/ Paralaxis
Foto colorida da BR-319 na Amazônia - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da BR-319 na Amazônia - Metrópoles - Foto: Getty Images/ Paralaxis

As obras da BR-319, para ligar Manaus (AM) a Porto Velho (RO), deverão ser retomadas, após uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. No coração da Amazônia, há preocupação de que a pavimentação da forma planejada aumentará o desmatamento e agravará a crise climática no Brasil.

Uma ação pública do Laboratório de Observação do Clima foi derrubada, nessa segunda-feira (7/10), pelo desembargador Flávio Jardim, do TRF da 1ª Região, o que libera a continuidade das obras.

A retomada dos trabalhos ocorreu após uma petição conjunta da União, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Para os moradores, a vida sem o acesso de ruas é caótica e, segundo o Ministério dos Transportes, a via é ambientalmente sustentável.

“Com os resultados do Prognóstico Ambiental, foi possível verificar que a composição de Unidades de Conservação, na região do empreendimento, deve impedir o avanço do desmatamento ilegal e a ampliação da presença de elementos de risco”, disse a pasta ao Metrópoles.

Segundo o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides, o Ministério dos Transportes “agora vai acelerar a agenda de diálogos com os múltiplos gestores das áreas setoriais afeitas ao desenho de governança do entorno da BR-319 para que o projeto possa avançar garantindo desenvolvimento econômico com sustentabilidade”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?