metropoles.com

Treta no PT: Gleisi acusa Padilha de ofender o partido após eleição

Ministro das Relações Institucionais de Lula, Alexandre Padilha, disse que o PT está no “Z4” após o resultado das eleições municipais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Gleisi Hoffmann
1 de 1 Gleisi Hoffmann - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR), criticou o colega de partido e ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em discussão a respeito do resultado do partido nas eleições municipais. A Executiva Nacional da sigla se reúne nesta segunda-feira (28/10) em Brasília para discutir o pleito deste ano.

Gleisi reagiu a uma ironia de Padilha que, mais cedo nesta segunda, comparou o desempenho do PT nas municipais à zona de rebaixamento do campeonato brasileiro, o Brasileirão. Ele salientou que o partido tem colhido resultados ruins desde 2016.

“O PT é o campeão nacional das eleições presidenciais, mas, na minha avaliação, não saiu ainda do Z4 que entrou em 2016, nas eleições municipais. Então, teve conquistas importantes, a eleição na capital, elegeu cidades importantes neste 2º turno, mas ainda tem um esforço de recuperação”, afirmou o ministro responsável pela articulação política do governo Lula.

A presidente do partido respondeu em post nas redes sociais, também nesta segunda: “Temos de refrescar a memória do ministro Padilha, o que aconteceu conosco desde 2016 e a base de centro e direita do Congresso que se reproduz nas eleições municipais, que ele bem conhece. Pagamos o preço, como partido, de estar num governo de ampla coalizão. E estamos numa ofensiva da extrema direita. Ofender o partido, fazendo graça, e diminuir nosso esforço nacional não contribui para alterar essa correlação de forças”, escreveu a deputada.

“Padilha devia focar nas articulações políticas do governo, de sua responsabilidade, que ajudaram a chegar a esses resultados. Mais respeito com o partido que lutou por Lula Livre e Lula Presidente, quando poucos acreditavam”, completou Gleisi.

Em coletiva a jornalistas, Gleisi também pontuou que havia expectativas de pessoas de fora do partido sobre o desempenho do PT nas eleições municipais. Ela ainda salientou que ter o governo federal, como é o caso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não é refletido necessariamente em um maior número de prefeituras conquistadas.

“É óbvio que, por ter a presidência da República, havia uma expectativa do PT ter números maiores do que tem. Eu diria que até uma expectativa mais externa do que interna. Mas havia essa expectativa. E isso mostra que o fato de você ter o governo federal não quer dizer que você vai ter vitórias nas eleições municipais. Assim como você ter a maioria dos prefeitos nos municípios não significa que você vai ser derrotado nas eleições nacionais”, enfatizou a presidente do PT.

Vale ressaltar que Lula conquistou o Palácio do Planalto, em 2022, após o PT tem um baixo número de prefeitos eleitos em 2020.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?