Treta no PT: Gleisi acusa Padilha de ofender o partido após eleição
Ministro das Relações Institucionais de Lula, Alexandre Padilha, disse que o PT está no “Z4” após o resultado das eleições municipais
atualizado
Compartilhar notícia
Presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR), criticou o colega de partido e ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em discussão a respeito do resultado do partido nas eleições municipais. A Executiva Nacional da sigla se reúne nesta segunda-feira (28/10) em Brasília para discutir o pleito deste ano.
Gleisi reagiu a uma ironia de Padilha que, mais cedo nesta segunda, comparou o desempenho do PT nas municipais à zona de rebaixamento do campeonato brasileiro, o Brasileirão. Ele salientou que o partido tem colhido resultados ruins desde 2016.
“O PT é o campeão nacional das eleições presidenciais, mas, na minha avaliação, não saiu ainda do Z4 que entrou em 2016, nas eleições municipais. Então, teve conquistas importantes, a eleição na capital, elegeu cidades importantes neste 2º turno, mas ainda tem um esforço de recuperação”, afirmou o ministro responsável pela articulação política do governo Lula.
A presidente do partido respondeu em post nas redes sociais, também nesta segunda: “Temos de refrescar a memória do ministro Padilha, o que aconteceu conosco desde 2016 e a base de centro e direita do Congresso que se reproduz nas eleições municipais, que ele bem conhece. Pagamos o preço, como partido, de estar num governo de ampla coalizão. E estamos numa ofensiva da extrema direita. Ofender o partido, fazendo graça, e diminuir nosso esforço nacional não contribui para alterar essa correlação de forças”, escreveu a deputada.
“Padilha devia focar nas articulações políticas do governo, de sua responsabilidade, que ajudaram a chegar a esses resultados. Mais respeito com o partido que lutou por Lula Livre e Lula Presidente, quando poucos acreditavam”, completou Gleisi.
Em coletiva a jornalistas, Gleisi também pontuou que havia expectativas de pessoas de fora do partido sobre o desempenho do PT nas eleições municipais. Ela ainda salientou que ter o governo federal, como é o caso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não é refletido necessariamente em um maior número de prefeituras conquistadas.
“É óbvio que, por ter a presidência da República, havia uma expectativa do PT ter números maiores do que tem. Eu diria que até uma expectativa mais externa do que interna. Mas havia essa expectativa. E isso mostra que o fato de você ter o governo federal não quer dizer que você vai ter vitórias nas eleições municipais. Assim como você ter a maioria dos prefeitos nos municípios não significa que você vai ser derrotado nas eleições nacionais”, enfatizou a presidente do PT.
Vale ressaltar que Lula conquistou o Palácio do Planalto, em 2022, após o PT tem um baixo número de prefeitos eleitos em 2020.