metropoles.com

Trégua? Lira e Pacheco discutirão trâmite de MPs, diz líder do governo

Em meio a uma verdadeira briga sobre trâmite das MPs no Congresso, presidentes da Câmara e do Senado têm reunião sobre o tema nesta segunda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidentes Pacheco e Arthur Lira se abraçam durante Abertura do ano legislativo no Congresso Nacional
1 de 1 Presidentes Pacheco e Arthur Lira se abraçam durante Abertura do ano legislativo no Congresso Nacional - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em meio ao impasse das medidas provisórias, os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, devem se reunir nesta segunda-feira (27/3). Segundo o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o encontro visa firmar um acordo sobre o trâmite das MPs.

“Deveremos ter um encontro do presidente Arthur Lira com o presidente Pacheco. Eu acho que conseguiremos avançar para uma proposta de acordo [sobre as MPs]. Para nós, o importante e fundamental a essa altura é que votar pelo menos duas ou três das sete medidas provisórias que estão com a vigência para cair no dia 1º de junho”, disse o líder a jornalistas.

Na manhã desta segunda, o ministro das Relações Institucionais do governo Lula, Alexandre Padilha, teve um almoço com Pacheco e Randolfe, em Brasília. O objetivo dos encontros é tentar destravar o imbróglio sobre o rito das medidas dentro do Congresso.

Contrário à decisão do Senado que estabeleceu a reativação de comissões mistas para apreciação dos textos encaminhados pelo Executivo, Arthur Lira convocou uma semana de “esforço concentrado” para votar as medidas pendentes do governo anterior. Segundo Randolfe, a ação da Câmara em pautar tais projetos demonstra “boa vontade”:

“Tem um gesto que para nós é muito importante da parte do presidente Arthur Lira, que é colocar em apreciação todas as medidas provisórias que estavam pendentes do governo anterior. O presidente Pacheco também se colocou à disposição para, tão logo todas as MPs forem apreciadas pela Câmara, eles pautarão ainda essa semana no Senado”, avisou o líder.

A previsão é que o encontro entre Lira e Pacheco aconteça após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, marcada para 16h. Com os líderes, o presidente da Casa Baixa deve definir a ordem de votação das medidas e suas relatorias.

As MPs

A Câmara dos Deputados votará nesta semana pelo menos 13 medidas provisórias. Entre as matérias a serem votadas está a MP nº 1.143/2022, que estabelece o novo valor do salário mínimo, de R$ 1.302. O valor foi calculado com base nos resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao período de janeiro a dezembro de 2022, acrescido de ganho real.

Outra MP que vai a plenário nesta semana é a nº 1.152/2022, que altera a legislação do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), com o objetivo de introduzir um novo marco legal para a matéria de preços de transferência no Brasil.

O texto é uma adequação às normas da Organização para o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo é que o Brasil ganhe mais competitividade, seguindo as melhores práticas internacionais e criando condições favoráveis para contribuintes, investidores e cofres públicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?