metropoles.com

TRE-SP forma maioria para cassar Zambelli por fake news

A ação foi proposta pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSol). Deputada já recebeu multa de R$ 30 mil por espalhar desinformação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Carla Zambelli (PL-SP) julgada pelo TSE
1 de 1 Carla Zambelli (PL-SP) julgada pelo TSE - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) formou maioria, nesta sexta-feira (13/12), para cassar o mandato e também tornar inelegível a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O caso é relatado pelo desembargador José Antonio Encinas Manfré, que votou pela cassação do diploma e também pela inelegibilidade da parlamentar. O placar atual é de 4 a 0 pela condenação. A Corte conta com sete membros.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi proposta pela também deputada federal Sâmia Bomfim (PSol). Zambelli teria cometido abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Além do relator do caso, outros três integrantes da Corte apresentaram voto pela cassação. Acompanharam o relator o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, e os juízes Cotrim Guimarães e Claudio Langroiva.

Como a corte tem sete membros e quatro já se posicionaram pela cassação, tudo indica a perda do mandato da deputada. Além disto, com a condenação, ela fica inelegível pelo período de 8 anos. O julgamento foi suspenso após um pedido de vistas da juíza Maria Cláudia Bedotti.

Conforme a denúncia, Zambelli divulgou um vídeo no YouTube no qual dizia ser possível fraude na urna eletrônica. Ela citou um procedimento de carga e lacração nas urnas eletrônicas em Itapeva (SP) para espalhar a desinformação.

Pela divulgação do vídeo, o TRE-SP já multou Zambelli em R$ 30 mil. Zambelli ainda poderá recorrer ao Superior Tribunal Eleitoral (TSE) caso o julgamento confirme a cassação ao término da sessão.

O Metrópoles não conseguiu contato com a assessoria da parlamentar para se manifestar a respeito do caso. O espaço segue aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?