metropoles.com

TRE-RJ confirma candidatura de Rodrigo Amorim à Prefeitura do Rio

O candidato teve sua candidatura indeferida na última quinta-feira (5/9). A juíza voltou atrás após recurso da defesa de Amorim

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / Alerj
Imagem colorida mostra deputado estadual Rodrigo Amorim - metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra deputado estadual Rodrigo Amorim - metrópoles - Foto: Reprodução / Alerj

O deputado estadual do Rio de Janeiro Rodrigo Amorim (União Brasil) conseguiu reverter o indeferimento de sua candidatura à prefeitura do Rio. A juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, da 125ª Zona Eleitoral do Rio, atendeu o recurso do parlamentar, apresentado na última quinta-feira (5/9), para derrubar a decisão sobre o indeferimento da chapa de Amorim.

A juíza entendeu que a condenação de Rodrigo Amorim está suspensa e ele se mantém apto a concorrer à prefeitura do Rio. Além da defesa do candidato, a nova decisão se baseia em dois pareceres do Ministério Público do Rio de Janeiro, destacados pelos advogados.

Os documentos mostram que, enquanto o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não finalizar o julgamento de recursos de Amorim quanto à condenação de 1 ano e 4 meses do deputado, sua candidatura está livre para ser deferida.

Agora, o candidato volta a usufruir de recursos públicos dos Fundos Eleitorais e Partidários.

Candidatura

A antiga decisão do TRE do Rio de Janeiro, que havia indeferido a candidatura de Amorim, ocorreu por conta da condenação de 1 ano e 4 meses do deputado. Ele teria ofendido a vereadora de Niterói Benny Briolly (Psol), durante o discurso de uma sessão da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em maio de 2022. A condenação foi convertida em pagamento de 70 salários mínimos e prestação de serviços comunitários para pessoas em situação de rua.

Amorim referiu-se à vereadora como “boi zebu” e “aberração da natureza” pelo fato de ela ser trans. O deputado foi condenado pelo crime de violência política de gênero, em maio deste ano.

Amorim foi o deputado estadual mais votado no Rio em 2018, com 140.666 votos. Ele ficou conhecido após quebrar a placa da vereadora assassinada Marielle Franco.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?