TRE muda endereços de seções para evitar influência da milícia no RJ
Ao todo, o TRE do Rio de Janeiro informou que 1 milhão de eleitores votarão em seções diferentes. As consultas estão abertas
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidiu alterar o endereço de cerca de 90 seções eleitorais no RJ. A intenção é reduzir a influência de traficantes e milicianos em áreas dominadas por eles, como boa parte da Zona Oeste. As alterações são realizadas em conjunto com o apoio de forças policiais para garantir a segurança do eleitor.
Incluindo as chamadas “zonas de perigo”, o TRE anunciou ainda que o total de mudanças em zonas eleitoral atinge cerca de 1 milhão de eleitores no estado do Rio de Janeiro, que deverão votar em novos endereços, nas eleições municipais, com primeiro turno no dia 6 de outubro.
As alterações das localidades atingem aproximadamente 8% do total do eleitorado fluminense.
A Corte local orienta que os eleitores consultem antecipadamente seu local de votação, pelo site do tribunal ou pelo aplicativo e-Título, para evitar transtornos no dia da eleição.
No site, a consulta pode ser feita preenchendo o nome, número do título eleitoral ou CPF. Também é necessário informar a data de nascimento e o nome da mãe do eleitor ou da eleitora.
Na consulta pelo e-Título, a ferramenta identifica automaticamente a localidade, bastando clicar em “onde votar”. A aplicação pode ser baixada gratuitamente para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android.
Também é possível consultar eventuais mudanças pelo Disque TRE-RJ, no telefone (21) 3436-9000, que funciona de segunda à sexta-feira, das 11h às 19h.
Em todo o estado, são cerca de 450 localidades que sofreram alguma mudança, em relação ao pleito de 2022. Esse quantitativo corresponde a 9% do total de 5 mil locais de votação distribuídos entre os 92 municípios fluminenses.