metropoles.com

TRE cassa deputado federal de GO por captação e gastos ilícitos

Defesa do deputado federal afirmou que vai recorrer da decisão; advogado afirma que acórdão não é terminativo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
goias dep. federal prof. alcides
1 de 1 goias dep. federal prof. alcides - Foto: Reprodução

Goiânia – O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) julgou procedente o pedido do Ministério Público Eleitoral, à unanimidade, e pediu a cassação do diploma do deputado federal Alcides Ribeiro Filho, mais conhecido como Professor Alcides (Progressistas), por captação e gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais, em relação à campanha eleitoral de 2018.

De acordo com o procurador eleitoral em Goiás, Célio Vieira da Silva, autor de alegações finais no processo, não houve apresentação de documentos e dados para esclarecer todas as circunstâncias do destino da verba oriunda do fundo eleitoral. Ainda segundo ele, houve mau uso e pagamento repetido de despesas, conforme apontado no parecer técnico conclusivo da Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE.

Além de cassar o diploma de deputado federal, o TRE/GO determinou a realização de anotação, de imediato, no cadastro eleitoral do Professor Alcides, o ASE correspondente à inelegibilidade referente ao artigo 1°, I, alínea “j”, da Lei Complementar n° 64/1990, tendo em vista a condenação por órgão colegiado da Justiça Eleitoral.

Ainda em 2018, o MPE já havia apresentado Ação de Investigação Judicial Eleitoral e Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra o deputado. Segundo o órgão, ele teria utilizado duas de suas empresas – a Faculdade Alfredo Nasser (Unifan) e o Bazar Professor Alcides – para promoção pessoal durante a campanha.

Recurso

Ao Metrópoles, o advogado do deputado Professor Alcides, Wallace Braz, afirmou que a decisão é um acórdão do TRE-GO, instância originário do processo e, que, portanto, não é terminativo. Segundo ele, o caso cabe recurso e a equipe deve recorrer.

“Vamos entrar com embargos de declaração para esclarecer alguns pontos e, posteriormente, faremos um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O efeito dessa decisão em sede do TSE, pelo próprio código, é suspensível, então não vai provocar a perda do cargo e nem a inelegibilidade. Temos certeza que será revertido no TSE, se é que dará tempo de julgar”, afirmou o jurista.

Nono mais votado

Alcides Ribeiro Filho, popularmente conhecido como Professor Alcides, já foi vereador em Aparecida de Goiânia e exerce o primeiro mandato como deputado federal. Em 2018, ele foi o nono candidato mais votado em Goiás, com 88.545 votos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?