Taxistas e motoristas da Uber protestam na área central
A categoria cobra a regulamentação, pelo Congresso Nacional, de plataformas de transporte de passageiros, como Uber e Cabify
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 600 taxistas de todo o país se reuniram em frente ao Congresso Nacional, na manhã desta terça-feira (24/10), em protesto no qual pedem a regulamentação dos aplicativos de transporte de passageiros, como Uber e Cabify. Eles estacionaram os veículos na rua paralela à Avenida das Bandeiras. Não houve bloqueio de vias, de acordo com a Polícia Militar. Ao mesmo tempo, motoristas de aplicativos se reuniram diante do Museu Nacional da República.
Os taxistas querem celeridade na aprovação, pelo Congresso Nacional, do controverso PL nº 28/2017, que regulamenta os aplicativos. Por outro lado, empresas como Uber e Cabify alegam que o projeto de lei desfigura o serviço. A matéria pode ser votada esta semana no plenário do Senado.
Na quarta-feira passada (18/10), outra manifestação de taxistas de 13 estados pela regulamentação dos aplicativos terminou em confusão perto do Aeroporto Internacional de Brasília. Segundo a Polícia Militar, o grupo queria que os colegas de Brasília aderissem ao movimento e, como receberam a negativa, tentaram impedir a saída deles dos pontos.Nas últimas semanas, a aprovação da urgência na votação da matéria, no Plenário do Senado, tem sido adiada. Diante da repercussão nacional das mudanças nos serviços prestados por esse tipo de aplicativo, e da consequente pressão dos condutores, a maioria dos senadores ouvidos pelo Metrópoles decidiu analisar a matéria com cautela. Eles disseram preferir que o projeto percorra todas as comissões afetas ao tema, garantindo um amplo debate antes de modificarem o funcionamento dos serviços em território nacional.