metropoles.com

Taxistas e motoristas da Uber protestam na área central

A categoria cobra a regulamentação, pelo Congresso Nacional, de plataformas de transporte de passageiros, como Uber e Cabify

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael-Melo-taxis1
1 de 1 Michael-Melo-taxis1 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Cerca de 600 taxistas de todo o país se reuniram em frente ao Congresso Nacional, na manhã desta terça-feira (24/10), em protesto no qual pedem a regulamentação dos aplicativos de transporte de passageiros, como Uber e Cabify. Eles estacionaram os veículos na rua paralela à Avenida das Bandeiras. Não houve bloqueio de vias, de acordo com a Polícia Militar. Ao mesmo tempo, motoristas de aplicativos se reuniram diante do Museu Nacional da República.

Os taxistas querem celeridade na aprovação, pelo Congresso Nacional, do controverso PL nº 28/2017, que regulamenta os aplicativos. Por outro lado, empresas como Uber e Cabify alegam que o projeto de lei desfigura o serviço. A matéria pode ser votada esta semana no plenário do Senado.

Na quarta-feira passada (18/10), outra manifestação de taxistas de 13 estados pela regulamentação dos aplicativos terminou em confusão perto do Aeroporto Internacional de Brasília. Segundo a Polícia Militar, o grupo queria que os colegas de Brasília aderissem ao movimento e, como receberam a negativa, tentaram impedir a saída deles dos pontos.

Nas últimas semanas, a aprovação da urgência na votação da matéria, no Plenário do Senado, tem sido adiada. Diante da repercussão nacional das mudanças nos serviços prestados por esse tipo de aplicativo, e da consequente pressão dos condutores, a maioria dos senadores ouvidos pelo Metrópoles decidiu analisar a matéria com cautela. Eles disseram preferir que o projeto percorra todas as comissões afetas ao tema, garantindo um amplo debate antes de modificarem o funcionamento dos serviços em território nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?