Taxistas fazem ato em frente ao Congresso contra aplicativos
A categoria cobra a regulamentação, pelo Congresso Nacional, de plataformas de transporte de passageiros, como Uber e Cabify
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 350 táxis fecharam a faixa da esquerda das vias S1 e N1 do Eixo Monumental na manhã desta terça-feira (17/10). Os motoristas cobram a regulamentação dos aplicativos de transporte de passageiros, como Uber e Cabify.
Os taxistas fizeram uma carreata, saindo do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek até a área central de Brasília, e estacionaram os veículos no Eixo Monumental.
Os profissionais querem celeridade na aprovação, pelo Congresso Nacional, do controverso PL nº 28/2017. A matéria, que visa regulamentar a plataforma digital, pode ser votada esta semana no plenário do Senado.Por outro lado, representantes dos aplicativos discordam do projeto de lei que veio da Câmara dos Deputados. “Não somos contrários à regulamentação em si. Não concordamos dessa maneira que está sendo realizada. Desse jeito, visa a proibição do aplicativo e não a sua regulamentação”, afirma Fábio Sabba, diretor de Comunicação da Uber.
Na semana passada, havia a possibilidade de aprovação da urgência na votação da matéria no Plenário do Senado. Porém, frente à repercussão nacional das mudanças nos serviços prestados por esse tipo de aplicativo, e à consequente pressão dos condutores, a maioria dos senadores ouvidos pelo Metrópoles decidiu analisar a matéria com cautela. Eles disseram preferir que o projeto percorra todas as comissões afetas ao tema, garantindo um amplo debate antes de modificarem o funcionamento dos serviços em território nacional.