metropoles.com

Governo estuda apresentar contraproposta a caminhoneiros nesta quarta

Este é o segundo dia de negociações entre o Ministério da Infraestrutura e a categoria em torno da tabela de piso mínimo do frete

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Caminhoneiros caminhao
1 de 1 Caminhoneiros caminhao - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governo federal estuda apresentar uma contraproposta para caminhoneiros, embarcadores e transportadoras de carga em torno da tabela de piso mínimo dos fretes nesta quarta-feira (31/07/2019). Este é o segundo dia de negociações desta semana para evitar que a categoria faça uma nova paralisação.

O acordo que deve ser firmado tem sido conduzido pela equipe do Ministério da Infraestrutura e o titular da pasta, Tarcísio Freitas. A expectativa é de que haja um entendimento até sexta-feira (02/07/2019).

Na noite de terça-feira (29/07/2019), o grupo apresentou uma correção nos valores pagos pelo transporte de carga no país após passar o dia inteiro reunido com integrantes da pasta.

Esses novos números foram encaminhados para análise das Confederações Nacional do Transporte (CNT), da Indústria (CNI) e da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Por isso, o encontro dessa quarta deve trazer um resultado em torno da deliberação dessas instituições e uma proposta do Executivo para a categoria.

Caminhoneiros alegam que a resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), suspensa no último 22 de maio, só trazia a previsão do custo mínimo para o frete.

A resolução deixava de fora a remuneração do caminhoneiro autônomo pela carga transportada. A medida suspensa determinava que o cálculo do piso mínimo passaria a considerar 11 categorias na metodologia.

A Lei nº 13.703/18 instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas, que previa uma nova tabela com frete mínimo a ser publicada quando houvesse oscilação superior a 10% no preço do óleo diesel no mercado nacional.

O grupo pede que o governo federal reformule a tabela de frete mínimo desenvolvida pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), por ter achado os valores estipulados pela instituição muito baixos.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?